A partir desta segunda-feira (6), o passageiro que chegar a Porto Alegre por via terrestre, de ônibus ou transporte individual, e que esteve no exterior ou em outros estados brasileiros, poderá fazer a testagem para a covid-19 no protocolo da Secretaria Municipal da Saúde. Para isso, ele deve preencher o Formulário do Viajante e comprovar a viagem. Com a medida, a prefeitura estende o serviço já disponível para quem chega à Capital de avião.
Podem realizar a coleta do exame RT-PCR os passageiros sintomáticos ou não, sendo residentes de Porto Alegre ou aqueles que permanecerão na cidade por um período mínimo de quatro dias. O prazo para a realização da coleta é de três a sete dias a partir do desembarque ou chegada na cidade, dependendo da condição de saúde. Passageiro sem sintomas, entre 3º e 7º dia após a chegada; com sintomas respiratórios, preferencialmente entre 3º e 5º dia do início dos sintomas, podendo ser coletado até o 8º dia.
De acordo com a prefeitura, a oferta foi ampliada com o objetivo de aumentar a vigilância para a possível entrada da variante Ômicron na cidade, principalmente após a confirmação de caso da nova cepa no Rio Grande do Sul.
Para o diretor da Vigilância em Saúde do município, Fernando Ritter, o protocolo ajuda na identificação e manejo precoce de casos.
— Ele será revisado e atualizado sempre que surgirem novas evidências — enfatiza.
A partir do preenchimento do formulário, o passageiro receberá um e-mail informando os procedimentos e local para a realização do exame.
Quando a comprovação da viagem não for possível, o viajante deve acionar a vigilância em saúde do município, pelo telefone 3289-2471 e 3289-2472, para que seja analisada a pertinência do caso e prestadas orientações e informações necessárias sobre a testagem.
Desde quando a Capital começou a oferecer o teste para passageiros que desembarcassem no Aeroporto Salgado Filho, em julho, 610 exames já foram realizados em laboratórios parceiros, sendo seis com resultado positivo. Na primeira etapa, em junho deste ano, os testes eram realizados no saguão de desembarque, quando mais de 6 mil exames rápidos foram realizados, com 55 positivos para covid-19.