O Rio Grande do Sul irá receber, ainda nesta semana, um lote com 132,8 mil doses da vacina contra a covid-19 da Janssen. A remessa é totalmente destinada para reforço de quem já tomou o imunizante de dose única no Estado. O envio será realizado pelo Ministério da Saúde, que prepara a distribuição de 1,096 milhão de doses dessa vacina para todo o Brasil.
A pasta faz, na tarde desta segunda-feira (6), a organização dos voos junto às companhias aéreas para enviar as novas remessas aos Estados. Por isso, ainda não há uma data para a chegada da Janssen ao Rio Grande do Sul. Mas a tendência é de que ocorra até a próxima quarta (8).
Das 132,8 mil doses que o Estado irá receber, 95 mil estão sendo destinadas para a população que mora na fronteira com a Argentina e o Uruguai ou nas proximidades. Pelo levantamento do ministério em relação às doses da Janssen aplicadas, 196 cidades gaúchas serão contempladas com o novo lote.
Já faz quatro meses que o Rio Grande do Sul não recebe novas remessas da Janssen do governo federal. Isso porque o Brasil ficou sem entregas do imunizante por um período de cinco meses.
O Ministério da Saúde ainda aguarda a liberação de mais 3,9 milhões de doses da Janssen que chegaram no Brasil em novembro e no início de dezembro, mas seguem em avaliação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), órgão responsável pelo controle de qualidade dos imunizantes. A expectativa é de que o restante seja distribuído até a metade de dezembro. No total, o Rio Grande do Sul deve receber mais de 310 mil doses da Janssen para reforço.