A prefeitura de Porto Alegre anunciou que, a partir das 14h da segunda-feira (14), serão realizadas as primeiras ações de controle sanitário no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na área de desembarque doméstico. No turno da manhã, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prevê organização das equipes de trabalho no local.
A ação pretende promover a identificação e a testagem já no aeroporto de pessoas sintomáticas ou assintomáticas que possam ter sido contaminadas com o coronavírus e suas variantes.
A iniciativa será realizada pela SMS e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o apoio de Fraport Brasil, companhias aéreas Latam, Azul, Gol e Copa Airlines, além da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A abordagem é a de passageiros que desembarquem no aeroporto vindos do Exterior, independentemente de escala prévia no Brasil, passageiros de viagens domésticas com origem nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde já há confirmação da variante delta (indiana).
Segundo a prefeitura de Porto Alegre, as equipes que atuarão no local são compostas por servidores técnicos da SMS, servidores da UFRGS vinculados à Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais, à Escola de Enfermagem e ao Departamento de Saúde Coletiva, 87 alunos entre acadêmicos e residentes da área da saúde, além da equipe de apoio logístico, como os motoristas. A coordenação é da SMS, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde.
Como ocorrerá a abordagem
- Identificação do passageiro: nome completo, telefone, e-mail, endereço de moradia ou do local da estadia em Porto Alegre, cidade/país origem da viagem, itinerário nos últimos 14 dias; triagem quanto à presença de sinais e sintomas; e oferta de testagem, com Teste Rápido de Antígeno (TR Ag).
- Em caso de resultado positivo, será disponibilizada a possibilidade da coleta de teste de RT-PCR, conforme avaliação da equipe, além da orientação de uma quarentena por 14 dias.
- O controle sanitário deve ocorrer por um período de 14 dias corridos. Na segunda-feira, à tarde e à noite, e em três turnos a partir de terça-feira (15). Após este período, será avaliada a necessidade da continuidade dos trabalhos.