Com a realização de uma força-tarefa organizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUb) ao longo do sábado (12) e na madrugada de domingo (13), a Prefeitura de Porto Alegre diz ter cumprido o cronograma de coleta domiciliar de lixo e recolhido o passivo de resíduos deixados por conta da paralisação dos funcionários da B.A. Meio Ambiente Ltda, que começou na última terça-feira (8).
Neste domingo, apesar de não ser dia de coleta, as equipes estarão nas ruas durante o dia para o recolhimento porta a porta, focando também no combate ao descarte irregular na Capital.
Serviços de capina, roçada, coleta automatizada e seletiva seguem normalmente. A força-tarefa continuará operando até que uma nova empresa seja escolhida. A prefeitura prevê que na segunda-feira (14) haja uma definição sobre o tema — uma nova empresa terceirizada irá assumir o serviço de forma emergencial.
Segundo a prefeitura, colaboradores da prestadora do serviço de coleta domiciliar na modalidade porta a porta reclamam de férias e não pagamento de benefícios por parte da empresa, e diz que não há débitos entre o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a B.A. Meio Ambiente.
Por meio do DMLU, a prefeitura suspendeu o contrato com a B.A. Meio Ambiente Ltda na última quarta-feira (9).