Após 13 dias, o Ministério da Saúde informou na noite desta quinta-feira (23) que o funcionamento do aplicativo ConecteSUS foi restabelecido. O serviço, que estava fora do ar desde o dia 10 de dezembro, após o primeiro ataque hacker que atingiu os sistemas da pasta, ainda apresenta instabilidade. Nesta sexta-feira (24), usuários relatam diversos problemas, de dificuldade de acesso ao app a informações incompletas e negativa para acesso ao certificado de vacinação contra a covid-19.
O principal uso do aplicativo, para muitos usuários, é justamente a emissão do comprovante vacinal, pedido em muitos lugares, como restaurantes e espaços de eventos e também em viagens. Quando funcionando a pleno, após login no app, é possível conferir quando e quais vacinas o usuário recebeu e emitir, em PDF e em três idiomas (português, inglês e espanhol) essa certificação,
Em mensagem publicada no Twitter, o Ministério da Saúde enfatizou que a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 pode apresentar instabilidade nas primeiras horas, em razão do volume dos acessos.
Na manhã da quinta-feira, o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) também voltou a funcionar e também com instabilidade. É lá que Estados, municípios e Distrito Federal registram digitalmente a aplicação das vacinas nos postos de saúde. Até então, os profissionais da saúde estavam registrando as doses aplicadas somente em papel. A ferramenta também estava fora do ar desde a sequência de ataques hackers que atingiu o Ministério da Saúde.