O ConecteSUS, aplicativo do Ministério da Saúde, está, aos poucos, voltando ao seu funcionamento normal, após 12 dias do primeiro ataque hacker que atingiu os sistemas da pasta. Usuários afirmam que já conseguem acessar o aplicativo. Porém, os dados da vacinação, como as doses aplicadas contra a covid-19, seguem indisponíveis.
O histórico de testes contra a doença, por exemplo, é uma das informações que retornou à ferramenta. No entanto, quando o usuário tenta emitir o arquivo em formato PDF do comprovante vacinal, aparece a seguinte mensagem: "Ocorreu um erro ao acessar, tente novamente mais tarde."
Equipes do Departamento de Informática do Ministério da Saúde (DataSUS) estão trabalhando para restabelecer o serviço o mais rápido possível. Internamente, técnicos da pasta acreditam que o aplicativo possa voltar a funcionar totalmente entre a noite desta quarta (22) e a manhã desta quinta-feira (23). Mas ainda nada é certo.
Outra plataforma do ministério que ensaia um possível retorno é a que faz o registro da vacinação no país. Alguns municípios já estão conseguindo acessar nesta quarta-feira o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SN-PNI) e computar a aplicação das doses. Esse sistema ainda está instável e a normalização total também pode acontecer até o final do dia.
Na terça-feira (21), o e-SUS Notifica foi o primeiro sistema que retornou ao ar após as invasões cibernéticas. Ele é utilizado por Estados e municípios para fazer o registro de casos e óbitos da covid-19 — serviço que ficou prejudicado durante o período de manutenção.