A taxa de transmissão do coronavírus no Brasil alcançou, nesta semana, o menor índice desde abril de 2020, quando começou a ser medida. Segundo dado divulgado na segunda-feira (11), pelo Imperial College de Londres, a taxa está em 0,60.
Isso significa que cada cem pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 60. Levando em consideração a margem de erro das estatísticas, a taxa pode ser maior, de 0,79, ou menor, de 0,24. Ou seja, cada cem pessoas com o vírus infectariam outras 79 ou 24, respectivamente.
Intitulado Rt, o "ritmo de contágio" traduz o potencial de propagação de uma doença. Quando é superior a 1, cada infectado transmite o vírus para mais de uma pessoa e a doença avança. Quando é menor, a doença recua.
O número mais próximo da atual taxa foi registrado em novembro do ano passado, com 0,68. A taxa analisada pelo Imperial College é geral. Ou seja, não leva em consideração as diferenças entre cada região e município do país.
Além disso, o estudo do instituto britânico indica que o Brasil deve registrar cerca de 1,6 mil mortes por covid-19 ao longo desta semana. Com a margem de erro, o índice pode variar entre 942 e 1,8 mil óbitos nos próximos dias.