Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre apontam que cerca de 25 mil adolescentes entre 15 e 17 anos já receberam a primeira dose da imunização contra a covid-19 em Porto Alegre, o que corresponde a quase metade da população vacinável nesta faixa etária. Os números incluem as aplicações desde a última terça-feira(14), quando houve a liberação da imunização para o primeiro grupo, formado por pessoas com 17 anos sem comodidades, até sexta-feira.
Neste sábado, o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, percorreu postos de imunização contra a covid-19 para acompanhar os trabalhos. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o titular da pasta confirmou que o total de jovens imunizados já atingiu quase a metade da previsão dentro dessa faixa etária - a estimativa é de que 53 mil pessoas desse público entre 15 e 17 sem comorbidades estão aptos a receber a imunização.
— É altamente positivo, ainda mais se pensarmos no que ocorreu, quando houve esta manifestação do Ministro (da Saúde), que gerou uma série de dúvidas — comentou Sparta.
Do total de jovens já vacinados, mais de 11 mil receberam a primeira dose na última quinta-feira, quando foi aberta a vacinação para o público de 15 e 16 anos.
— Aquela incerteza fez mais gente ir aos postos na quinta-feira para tentar a dose antes que houvesse uma mudança — complementou o secretário, reforçando a necessidade de que jovens se imunizem.