Engajados em incentivar uma onda de solidariedade, os colunistas do Grupo RBS Giane Guerra e Jocimar Farina doaram sangue ao Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) na tarde desta sexta-feira (24). A iniciativa dos profissionais é resultado da ação de comunicação lançada pela empresa no último sábado (18), que convida os gaúchos de todas as querências a contribuírem com o estoque dos bancos de sangue do Estado.
Seguindo o conceito “Gaúcho Sangue Bom: tradição é doar”, a ação solidária está em sintonia com campanha do Mês Farroupilha do Grupo RBS, que destaca que, não importa a cor, a idade, o gênero ou a orientação sexual, o mesmo sangue corre nas veias de quem é daqui. Por isso, todos os gaúchos que estão aptos são convidados a fazer sua parte.
— Admito que a agulha me deixa um pouco tensa, mas o sentimento do que significa doar sangue é maior. Olho para o lado e foco na corrente de solidariedade — diz Giane.
— Já sabemos que vacina boa é a vacina no braço. E sangue bom é aquele que está lá, também, no hemocentro mais perto da tua casa — complementa Jocimar.
O time de doadores do Grupo RBS também conta com os colaboradores Rodrigo Oliveira, Carolina Sanches e Sara Bodowsky. Além deles, Rodrigo Adams e Cris Silva devem fazer suas doações de sangue na próxima segunda-feira (27).
A campanha tem como objetivo auxiliar os hemocentros do Estado que, com a pandemia de covid-19, registraram uma queda significativa no número de coletas e, consequentemente, no estoque. No fim de agosto, em uma série de reportagens especiais, um levantamento feito por GZH constatou redução no número de doações de sangue no Rio Grande do Sul, e a situação era considerada crítica em nove dos 13 centros de doação consultados.
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de responsáveis), pesar no mínimo 50kg, não estar em jejum, ter dormido seis horas antes da doação, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e não fumar pelo menos duas horas antes da doação. Mais informações sobre os requisitos para a coleta e sobre onde doar podem ser encontrados no site da Secretaria Estadual de Saúde.
Para dar força à mobilização, ao longo dos próximos dias, as páginas de Zero Hora receberão uma intervenção visual dentro da ação de comunicação, sinalizando com um selo os colunistas que fazem parte dessa corrente do bem. Conteúdos especiais nas redes do Grupo RBS e anúncios nos jornais também farão parte da ação.