O sangue gaúcho é sangue de tradição, de bravura e que já esteve em grandes batalhas. Hoje, a luta é outra, e todos os gaúchos podem fazer parte: a doação de sangue. Dentro das ações comemorativas do Mês Farroupilha, como forma de incentivar uma onda de solidariedade, o Grupo RBS lança, neste sábado (18), uma ação de comunicação que convida os gaúchos de todas as querências a entrarem nessa luta e fazerem sua parte contribuindo com o estoque dos hemocentros do Estado.
Em sintonia à campanha do Mês Farroupilha do Grupo RBS, que destaca que, não importa a cor, a idade, o gênero ou a orientação sexual, o mesmo sangue corre nas veias de quem é daqui, a ação solidária tem como conceito “Gaúcho Sangue Bom: tradição é doar”. Todos os gaúchos que estão aptos a doar estão sendo convidados a fazerem sua parte.
Com a pandemia, os hemocentros do Estado registraram uma queda significativa no número de coletas e, consequentemente, no estoque. No fim de agosto, em uma série de reportagens especiais, um levantamento feito por Zero Hora constatou redução no número de doações de sangue no Rio Grande do Sul, e a situação era considerada crítica em nove dos 13 centros de doação consultados pela reportagem. Segundo a matéria, no Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), por exemplo, a frequência de voluntários diários havia registrado uma queda de 75%.
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de responsáveis), pesar no mínimo 50kg, não estar em jejum, ter dormido seis horas antes da doação, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e não fumar pelo menos duas horas antes da doação. Mais informações sobre os requisitos para a coleta e sobre onde doar podem ser encontrados no site da Secretaria Estadual de Saúde.
Para dar força à mobilização, ao longo dos próximos dias as páginas dos jornais da RBS receberão uma intervenção visual dentro da ação de comunicação, sinalizando com um selo os colunistas que fazem parte dessa corrente do bem. Conteúdos especiais nas redes de Grupo RBS e anúncios nos jornais também farão parte da ação.