Após um período em que muitos países restringiram a entrada de pessoas do Brasil, as fronteiras do mundo começaram a se abrir novamente para os brasileiros e já é possível pensar em viajar para o Exterior. Só que agora, além dos documentos que já eram obrigatórios, algumas nações passaram a exigir que os viajantes apresentem um certificado que comprove a imunização completa contra a covid-19, com as duas doses ou com a dose única, no caso da vacina da Janssen.
Esse documento pode ser obtido diretamente em inglês ou espanhol de forma simples, usando apenas o celular. Para isso, é necessário baixar o aplicativo ConecteSus, que está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo.
Caso o usuário ainda não tenha um login de acesso a serviços do governo federal, será preciso criar essa conta no site gov.br ou fazendo o download do app Gov.br.
Com seu acesso criado, siga os passos para obter o documento em português ou em outros idiomas:
– Baixe o app Conecte Sus. Além da emissão do certificado de vacinação, a ferramenta oferece acesso a diversos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
– Depois de fazer login, aparecerá dados como nome completo e CPF no canto superior esquerdo da tela. No menu inicial, selecione o ícone "vacina".
– O próximo passo é escolher as vacinas contra a covid-19 e, então, selecionar o comando certificado de vacinação, que estará centralizado na parte inferior da tela.
– Ao abrir o documento, aparecerá uma bandeira do Brasil centralizada na área superior. Clicando neste espaço, haverá a opção de trocar o idioma do certificado para inglês ou espanhol.
– Para fazer download do documento em formato PDF, haverá, também no canto superior, à direita, um ícone com esta opção.
Esse certificado só pode ser obtido por aqueles que completaram o esquema vacinal. Quem recebeu apenas uma dose (de vacinas que precisam de duas doses) pode acessar o comprovante da primeira etapa da imunização, mas ainda não consegue o Certificado de Nacional de Vacinação Covid-19.