É considerado encerrado desde a meia-noite de segunda-feira (13) o surto de coronavírus provocado pela variante Delta no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (14) pela médica epidemiologista Ivana Varella, coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da instituição.
A crise teve início no dia 4 de agosto e provocou, em 40 dias, um total de 33 óbitos e 171 casos de covid-19. Do total de pessoas infectadas, 97 eram pacientes e 74, profissionais de saúde.
O surto pôde ser contido porque se passaram 14 dias sem registro de novos diagnósticos positivos para a doença, explicou Ivana.
Ao todo, 13 áreas do hospital foram afetadas, e mais de 1,6 mil testes realizados. As medidas de contenção incluíram restrição de atendimentos na emergência, suspensão de cirurgias eletivas e visitas, rastreamento de pacientes e funcionários, reabertura de leitos clínicos para tratamento de covid-19 e intensificação dos protocolos preventivos. Os procedimentos eletivos estão sendo retomados, e a entrada de visitantes continua proibida.
A confirmação da Delta como causadora da crise se deu em 1º de setembro, quando a instituição contabilizou cinco sequenciamentos genômicos completos efetuados a partir da coleta de secreção de doentes. Ainda há amostras aguardando análise.
Situação no Hospital de Clínicas
No Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que identificou dois surtos de coronavírus no final de agosto, o número de casos de covid-19 chegou a 28. Cinco pacientes já morreram, conforme a atualização de hoje. O óbito mais recente foi o de um doente em cuidados paliativos (sem chance de cura), internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
O surto afeta uma ala de internação, no sétimo andar, e a creche que recebe filhos de funcionários. Até agora, são 19 testes positivos na internação e nove na área escolar. Além do paciente no CTI, quatro estão em leitos de enfermaria, um foi transferido e dois receberam alta. Os demais quadros são considerados leves e seguem em acompanhamento pelo HCPA.