O Hospital Conceição, em Porto Alegre, vai suspender todas as visitas por tempo indeterminado e restringir o setor de emergência somente para casos graves que chegarem via Samu a partir desta quinta-feira (5) em razão de um surto de coronavírus. Até agora, 24 pacientes fizeram o teste e tiveram resultado positivo para o vírus, além de oito funcionários.
Todos os pacientes estavam hospitalizados por outras doenças em diferentes setores do Conceição. De acordo com a direção do hospital, o surto foi detectado nesta semana, quando dois internados na ala da neurologia apresentaram sintomas e foram submetidos ao teste, que confirmou a infecção. Depois, outros dois pacientes do mesmo setor tiveram resultado positivo.
O controle de infecções do hospital iniciou um rastreio e, até quarta-feira (4), detectou-se que havia mais pacientes infectados em outras sete enfermarias — nenhuma delas da ala covid. Também foi identificado que oito funcionários foram contaminados, pessoas ligadas às áreas da nutrição, enfermagem e limpeza do hospital.
Segundo o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Cláudio Oliveira, o gabinete de crise da instituição se reuniu para avaliar o caso e, diante da evidência de rápida contaminação, levantou-se a possibilidade de ser um surto provocado pela variante Delta, que é mais transmissível e já está presente no Estado.
As amostras desses pacientes serão enviadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para checagem.
— Estamos coletando as amostras e as enviando para a Fiocruz para confirmar se é ou não da Delta. Não temos essa confirmação. Por isso tomamos medidas preventivas de suspensão das visitas. Também vamos avaliar a possibilidade de suspender cirurgias eletivas — diz Oliveira.
Um caso de múltiplas infecções em hospital é considerado surto quando pelo menos dois pacientes, internados na mesma ala, apresentam sintomas de coronavírus sete dias após sua hospitalização. Coordenadora do núcleo de epidemiologia do Conceição e integrante do gabinete de crise, a epidemiologista Ivana Varella diz que ainda não é possível saber se os primeiros pacientes detectados foram contaminados dentro do hospital ou se foram internados enquanto incubavam o vírus.
— Normalmente é assim que se iniciam os surtos: o paciente interna por outra casa, pode estar incubando o vírus, começa a manifestar a doença e, como está fora da área de isolamento covid, pode transmitir a outros pacientes. Mas a contaminação também pode acontecer por acompanhantes, visitas. A transmissão comunitária da covid-19 ainda está bem elevada, embora a proporção de casos hospitalizados tenha diminuído drasticamente no Estado — observa.
Todos os pacientes confirmados com o vírus estão estáveis e foram transferidos para a ala covid, onde estão internados em leitos clínicos. Os funcionários foram afastados e estão recebendo atendimento em casa.
Na manhã de sexta-feira (6), haverá nova reunião do gabinete de crise para avaliar se o hospital vai adotar outras medidas, como a suspensão das internações clínicas e cirúrgicas e a suspensão das cirurgias eletivas.