Porto Alegre começou nesta quinta-feira (19) a vacinar contra a covid-19 a população de 20 anos ou mais. Levantamento obtido por GZH junto à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no entanto, indica que muita gente ficou para trás. Levando em conta a população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é o método usado pela pasta, são 134,5 mil pessoas com 21 anos ou mais que não receberam a primeira dose. É como se toda a população de um município como Santa Cruz do Sul e mais um pouco não se vacinasse.
Chama atenção quem tem 44 anos, por exemplo, cuja vacinação começou em 2 de julho, e 23% do público não compareceu para se vacinar. Na faixa etária dos 35 anos, com vacinação iniciada em 17 de julho, um em cada quatro não foi aos postos para receber a primeira dose.
Diretora da Atenção Primária da SMS, Caroline Schirmer diz que esse número é uma estimativa e pode não refletir a realidade, já que algumas pessoas, por exemplo, podem ter se vacinado em outros municípios. Admite, no entanto, que há bastante gente que não se vacinou.
— As causa são multifatoriais. Tem a questão de não procurar por falta de acesso. Tem gente que tomou a primeira dose, teve reação e não quer tomar a segunda. E percebemos que quanto mais jovem, menor a procura pela primeira dose. Talvez seja a descrença. Devem imaginar que a doença é mais grave nos mais velhos e, por isso, não se vacinam — relata Caroline, ao lembrar que a vacina é fundamental para todas as faixas etárias autorizadas pelo Ministério da Saúde.
Ainda segundo a diretora, tem gente que atrasa sua vacinação à espera da vacina de sua preferência.
— Todas as vacinas têm eficácia. O importante é se vacinar — ressalta.
De acordo com Caroline, uma série de medidas foram e serão tomadas pelo município para tentar avançar na vacinação e chegar nessas pessoas:
— A gente está aumentando as formas de acesso à vacina. Quando percebemos que somente durante o dia as pessoas não estavam procurando, abrimos unidades de saúde de noite. Estamos vacinando aos finais de semana e em eventos. Também abrimos o agendamento durante o dia porque entendemos que muitas pessoas não querem ficar na fila.