O Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, confirmou na manhã desta quinta-feira (19) mais duas mortes por covid-19 no surto que atinge a instituição desde o início do mês. Assim, o total de óbitos chega a 14, todos entre pacientes. As vítimas são uma idosa e um homem.
A mulher de 82 anos era natural da China e moradora de Porto Alegre. Ela foi levada ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo protocolo de AVC — não há informações de que ela tivesse comorbidades. A mulher, que estava com o esquema vacinal completo, faleceu na quarta-feira (18).
O homem tinha 64 anos e era morador de Viamão. Conforme o Conceição, ele tinha um tipo de câncer, chamado de neoplasia maligna, e faleceu nesta quinta.
O número de pessoas infectadas no surto também aumentou, de 129 para 136, conforme o informativo divulgado pelo hospital nesta manhã. Foram sete novos casos confirmados.
Entre pacientes, são 86 diagnósticos positivos em 15 áreas afetadas. Parte segue hospitalizada: 38 estão em enfermarias e 11 internados em Unidade de Terapia Intensiva. Outros 23 já receberam alta, além dos 14 óbitos. Do total de infectados, 55 estão com o esquema vacinal completo.
Os trabalhadores de saúde somam 50 infectados em 13 áreas. Desse total, 36 estão em isolamento domiciliar, dois hospitalizados, dois receberam alta e 10 já retornaram ao trabalho. Conforme o informativo, 40 profissionais receberam as duas doses da vacina.
Variante Delta
Nesta quarta-feira, o Conceição confirmou a infecção pela variante Delta em um dos pacientes relacionados ao surto. Trata-se de um homem de 65 anos que foi internado em 15 de julho e recebeu alta no dia 27. Ele tem diabetes e problemas cardíacos e já havia se imunizado contra o coronavírus. Conforme o hospital, são 11 casos suspeitos de Delta no surto, incluindo esse primeiro confirmado.
Medidas de controle seguem em vigor na instituição: as visitas estão suspensas por tempo indeterminado e a emergência atende somente casos graves, enviados pelo Samu. As cirurgias eletivas também estão suspensas, exceto as oncológicas.
Outras instituições
Outros dois hospitais já registraram surtos de covid-19 nas últimas semanas. No entanto, a situação está mais controlada nos hospitais de Clínicas e Vila Nova, sem registro de óbitos ou aumento de casos.
No Hospital Vila Nova, não foram registrados novos casos na Unidade Clínica 6. Atualmente, são 13 pacientes infectados e um funcionário do local com exame positivo.
O surto na Unidade 6 começou no início deste mês, quando um funcionário positivou para coronavírus em 2 de agosto. No dia 6, foi mapeado o primeiro caso de paciente com covid-19 na unidade. Vale lembrar que, em julho, o Vila Nova confirmou que a Unidade 1 tinha surto da doença. Porém, a situação já foi controlada, segundo a instituição.
Já o Hospital de Clínicas informou que os últimos resultados positivos foram confirmados no dia 10 de agosto, com oito trabalhadores infectados no total. Todos apresentam sintomas leves e não há mais resultados aguardados. Conforme a instituição, os números apontam para a contenção do surto.