O segundo caso da variante Delta do coronavírus entre contaminados pelo surto no Hospital Conceição, em Porto Alegre, foi confirmado nesta quinta-feira (19). Trata-se de um paciente que morreu no início de agosto, aos 78 anos, e com diversos problemas de saúde.
Esse caso teve sequenciamento genômico completo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, após sequenciamento parcial feito pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado (Cevs).
O homem havia dado entrada no Conceição no dia 7 de julho com problemas cardíacos e renais. Ele também era obeso. Chegou a ser internado na UTI, mas não resistiu. Morreu no dia 8 de agosto.
Segundo a médica epidemiologista Ivana Varella, coordenadora do núcleo de epidemiologia do Hospital Conceição e integrante do gabinete de crise do hospital, esse paciente, apesar das comorbidades, precisou de tratamento intensivo por conta da covid-19 e faleceu por causa das complicações provocadas pela doença.
O primeiro caso da Delta dentro do surto que atinge o Conceição foi confirmado na quarta-feira (18). A variante também acometeu um paciente homem, de 65 anos, que teve um quadro leve da covid-19 e já recebeu alta.
Com as duas confirmações, são nove casos suspeitos de serem contaminações provocadas pela variante Delta no Conceição até o momento. Algumas amostras ainda aguardam checagem da Fiocruz e outras devem ser confirmadas pelo Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado (CDCT), que faz parte do Cevs.
Até agora, o surto no Conceição já conta com 136 infectados, entre pacientes e funcionários. O número de óbitos é de 14, de acordo com boletim divulgado nesta quinta-feira pela manhã. A morte do paciente infectado pela variante Delta já está incluída no total de mortes.