A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre informou que as vacinas da Pfizer, destinadas à segunda dose, terminaram na manhã desta sexta-feira (27). Assim, a aplicação deste imunizante para quem precisa completar o esquema vacinal só deve ser retomada na próxima semana.
Já as segundas doses das vacinas da CoronaVac e Oxford/AstraZeneca são aplicadas normalmente nesta sexta-feira na Capital.
O número de postos de saúde que estavam aplicando a vacina da Pfizer já havia diminuído ao longo da semana e, nesta manhã, apenas as unidades Passo das Pedras e IAPI disponibilizavam a segunda dose. No entanto, as vacinas acabaram em poucas horas.
A SMS pede que as pessoas nem se desloquem às unidades de saúde para receber este imunizante e aguardem novas orientações.
Nesta sexta-feira (27), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) distribui aos municípios gaúchos 365.514 vacinas contra a covid-19, tanto CoronaVac quanto da Pfizer, sendo que há doses para primeira e segunda aplicação. A Capital recebeu, no início da tarde, 6.720 doses CoronaVac e 4.308 doses Pfizer destinadas à primeira aplicação e mais 17.520 doses de Pfizer para a segunda aplicação. Assim, a previsão é de que Porto Alegre volte a oferecer a segunda dose do imunizante da Pfizer na próxima segunda-feira (30).
Conforme a SES, o ritmo de distribuição de vacinas por parte do governo federal tem perdido velocidade. Até o dia 20 de julho, o percentual destinado ao Rio Grande do Sul ficava em torno de 6% do total distribuído a todos os Estados, incluindo os imunizantes de todos os laboratórios. Depois desta data, segundo a SES, o percentual foi reduzido para cerca de 4%, permanecendo assim nas remessas seguintes. Do total esperado desde 20 de julho, chegaram ao RS cerca de 500 mil vacinas a menos.