A cidade de Candiota, na região da Campanha, avança a passos largos na vacinação contra a covid-19. No último sábado (12), o município começou a imunizar pessoas a partir dos 35 anos e que não fazem parte do grupo prioritário. Segundo o secretário de Saúde do município, Fabrício Moraes, 270 doses foram aplicadas nos moradores da zona urbana no ginásio municipal. Nesta segunda-feira (14), o trabalho prossegue, mas com a imunização dos habitantes de 35 anos ou mais da área rural.
— Assim que foi liberado, passamos a imunizar essa população mais jovem, que não é da (área da) saúde, mas que não parou de trabalhar e teve de continuar saindo de casa.. por não ter condições de fazer teletrabalho. No sábado, 90 pessoas da área urbana ficaram sem vacina, mas o nome de todos foi anotado para que eles sejam prioridade quando o novo lote chegar — afirma Moraes.
Até o momento, 58% da população já recebeu a primeira dose da vacina e 18% a segunda aplicação, informa a prefeitura. Questionado, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Consems/RS) informa que, a princípio, Candiota é o primeiro município a vacinar esta faixa etária.
Moraes pontua que para chegar a essa faixa etária da população geral, nenhum outro grupo prioritário ficou sem o imunizante. O secretário destaca que o que faz a cidade avançar rapidamente na vacinação é a comunicação constante com a comunidade, mas também o forte trabalho de logística que é feito pela pasta:
— Para nós, a vacina precisa estar no braço. Levamos esse lema a sério. Quando as doses chegam às 17h em Candiota, por exemplo, uma hora depois elas já estão sendo aplicadas nos moradores. O trabalho da nossa equipe é muito eficaz, a gente faz de tudo para que mais e mais pessoas da cidade sejam imunizadas com rapidez. O trabalho da nossa coordenadora de Vacinação, Ariadne da Costa, e também das vacinadoras é de total dedicação a esse propósito.
O secretário de Saúde espera avançar ainda mais na vacinação por idade com a chegada de novas remessas de imunizante. Por fim, ele ressalta os bons resultados já conquistados com a vacinação:
— Com a inclusão da população geral na imunização, em duas semanas, o número de casos ativos da covid-19 caiu de 115 para 48 na cidade, sendo que desses 48, somente dois são de pessoas com mais de 60 anos. As pessoas com 70 anos ou mais não ficaram doentes mais. A vacinação é crucial para esses bons resultados.
Para ser imunizado, é preciso portar o cartão SUS de Candiota e a carteira de vacinação. Moradores com o cadastro desatualizado podem atualizar as informações na hora para garantir a vacinação, informa a Secretaria Municipal de Saúde.