Os municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre avançam na vacinação contra a covid-19 da população geral, sem comorbidades, nesta segunda-feira (14). Em Esteio, indivíduos na faixa etária dos 48 anos já poderão ser vacinados, mediante agendamento no site da prefeitura.
Em Eldorado do Sul, além de pessoas com 50 anos ou mais, serão vacinados também trabalhadores do setor de transporte, como taxistas, caminhoneiros, motoristas de ônibus e de aplicativo, desde que comprovem o exercício da atividade.
Nesta segunda, grande parte dos municípios da Região Metropolitana também continua a imunizar quem faz parte dos grupos prioritários, como o de comorbidades e o de profissionais da educação de todos os níveis.
Confira o serviço da vacinação nesta segunda-feira (14):
Alvorada
Recebem a primeira dose nesta segunda pessoas com 50, 51 e 52 anos de idade fora dos grupos prioritários. A vacinação ocorre das 8h às 12h e das 13h às 18h, no Ginásio Municipal Tancredo Neves.
Canoas
A vacinação contra covid-19 será ampliada para a população de 54 anos. As doses estarão disponíveis em 26 unidades básicas de saúde (UBSs), das 8h às 12h. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade com foto e CPF e comprovante de residência em Canoas.
Eldorado do Sul
Em Eldorado do Sul, a vacinação passa a abranger a população em geral acima de 50 anos e motoristas residentes no município (qualquer profissional do transporte, como taxistas, motoristas de ônibus, de caminhão, de aplicativo), desde que comprovem a atividade. Segue a campanha para todos os demais grupos prioritários anteriores, como os das comorbidades e dos profissionais da saúde. As aplicações ocorrem em dois locais: na UBS Parque Eldorado e em frente ao Pronto Atendimento 24 horas, no centro da cidade.
Esteio
Indivíduos com 48 anos ou mais, sem comorbidades, estão sendo vacinados desde sexta-feira (11), das 18h às 19h30min, no drive-thru da Secretaria Municipal da Saúde de Esteio, localizado no pavilhão da Agricultura Familiar do Parque de Exposições Assis Brasil (entrada pelo Portão 1). A imunização desse grupo continua na segunda-feira (14). Para ser vacinado, é necessário fazer agendamento pelo site ou pelo telefone 3433-8400 (Ramal 1), das 8h às 12h e das 13h às 17h. O público deve apresentar comprovante de residência e documento de identificação com foto.
Gravataí
A imunização em Gravataí vai incluir indivíduos com 56 anos ou mais, sem comorbidades. Dentre os grupos prioritários, podem se vacinar idosos e pessoas acima de 18 anos com Síndrome de Down e vivendo com HIV, com doença renal crônica em diálise, com deficiência permanente e com comorbidades, trabalhadores do transporte aéreo e coletivo, caminhoneiros, trabalhadores da indústria, trabalhadores da limpeza urbana e profissionais da rede de educação.
Guaíba
Pessoas com 57 anos ou mais já podem receber a primeira aplicação da vacina contra a covid-19 nesta segunda em Guaíba. A campanha ocorre das 8h às 15h, no Ginásio Coelhão. É necessário levar documento de identidade com foto e comprovante de residência no município.
Novo Hamburgo
A vacinação será em formato drive-thru nos pavilhões da Fenac. Nesta segunda, a estrutura é destinada a pessoas com 54 anos de idade ou mais e a vacinação ocorre das 9h às 16h, com entrada pelo portão principal na Avenida Nações Unidas. Para ser vacinado, é preciso levar documento com foto, cartão SUS do município ou comprovante de residência em nome de quem será vacinado ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser vacinada reside no local. Pacientes desta faixa etária oncológicos, transplantados e demais imunossuprimidos podem fazer a vacinação apresentando prescrição médica.
Sapucaia do Sul
O município segue com a vacinação contra a covid-19 em todas as unidades de saúde. As aplicações são destinadas, nessa segunda-feira, a indivíduos com 50 anos de idade ou mais e sem comorbidades, maiores de 18 anos com comorbidades, lactantes até o 8° mês de amamentação (com liberação de um profissional de saúde para a vacinação), pessoas em situação de rua, caminhoneiros, metroviários, motoristas de transporte urbano, público e privado, motoristas de aplicativo e taxistas. Indivíduos que receberam a primeira dose de AstraZeneca há pelo menos 10 semanas já podem receber a dose de reforço.
São Leopoldo
A campanha passa a abranger pessoas a partir de 52 anos sem comorbidades nessa segunda-feira. Continuam a ser contemplados indivíduos maiores de 18 anos que apresentem as seguintes comorbidades: diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, hepatopatias, pneumopatias, imunossupressão, acidente vascular cerebral, obesidade mórbida e doenças reumáticas. A vacinação continua para pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos. Também haverá a aplicação da segunda dose da CoronaVac e Oxford/AstraZeneca.
Viamão
As doses estarão disponíveis para pessoas de 51 anos ou mais, sem comorbidades. São nove UBS abertas das 8h às 17h para a campanha de vacinação, que também inclui indivíduos maiores de 18 anos com comorbidades, deficiência permanente ou com síndrome de down. Ocorre também a aplicação da segunda dose do imunizante AtraZeneca/Oxford para quem tomou a primeira dose há 12 semanas.
Cachoeirinha
Consultada pela reportagem de GZH neste domingo, a prefeitura de Cachoeirinha ainda não havia definido como será a vacinação na segunda-feira.