A vacina contra a covid-19 da norte-americana Novavax tem uma eficácia de mais de 90%, inclusive contra as variantes do coronavírus. Os dados foram divulgados pelo laboratório americano nesta segunda-feira (14), após um estudo em grande escala nos Estados Unidos.
O imunizante "demonstrou uma proteção de 100% contra doenças moderadas e graves, e uma eficácia de 90,4% em geral", disse a companhia em um comunicado. Os resultados ainda não foram publicados em revista científica.
A empresa enfatizou que o imunizante foi eficaz também contra variantes mais recentes do coronavírus, como a Alpha, que se tornou predominante nos Estados Unidos.
Ainda de acordo com a nota, "o estudo foi feito com 29.960 participantes em 119 lugares de Estados Unidos e México para avaliar eficácia, segurança e imunogenicidade".
A vacina, que é administrada em duas doses num período de três semanas, foi considerada segura e bem tolerada nos testes, detalhou a Novavax. A empresa acrescentou que pretende entrar com pedidos de autorização regulatória para uso da vacina durante o terceiro trimestre.