A taxa de ocupação geral das unidades de terapia intensiva (UTIs) do Rio Grande do Sul neste domingo (13) está em 86,8%. O indicador inclui pacientes internados por coronavírus e outras condições.
Esse percentual é semelhante ao registrado ontem: dos 3.449 leitos disponíveis, 2.995 estão ocupados. A pasta da Saúde contabiliza ainda 454 leitos de UTI disponíveis do Estado.
De acordo com o monitoramento feito pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), há 1.855 doentes graves com diagnóstico confirmado para a covid-19 internados neste domingo. São 67 pessoas a mais do que o registrado há duas semanas.
Dentre as sete macrorregiões de saúde do RS, cinco apresentam esgotamento dos leitos intensivos públicos ou privados. São elas: Missioneira (102.2% de ocupação nos leitos públicos), Centro-Oeste (102.3% nos leitos públicos), Norte (123,3% nos leitos privados), Serra (110,2% nos leitos privados) e Vales (200% nos leitos privados). As macrorregiões Sul e Metropolitana não apresentam superlotação em suas UTIs.
Quando a ocupação supera a linha dos 100%, significa que há mais pacientes graves em tratamento do que o total de leitos oficialmente abertos, o que faz com que os atendimentos ocorram com algum grau de improvisação.
Leitos clínicos
O número de indivíduos com covid-19 internados em leitos clínicos do Estado apresentou leve queda nas duas últimas duas semanas. No domingo de 30 de maio, havia 2.834 pacientes com a doença nos hospitais do Estado. Neste domingo (13), são 2.650 pacientes, o que indica uma redução de 6,5% na ocupação dos leitos de baixa e média gravidade no período.