A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) aprovou nesta segunda-feira (17) que a vacina da Pfizer/BioNTech, que exige temperaturas bem mais baixas (entre -65ºC e -80ºC) para sua conservação, pode ser estocada em um refrigerador comum por até um mês, uma medida que deve impulsionar sua aplicação na União Europeia (UE).
O período de armazenamento sob refrigeração dos frascos fechados da vacina são, desta forma, estendidos. O entendimento anterior era de que o produto poderia ficar cinco dias em refrigerador.
"Esta mudança amplia o período de armazenamento aprovado do frasco descongelado a 2ºC-8ºC de cinco dias para um mês (31 dias)", explicou a agência europeia com sede em Amsterdã, na Holanda. "Espera-se que o aumento da flexibilidade no armazenamento e na manipulação da vacina tenha um impacto significativo no planejamento e na logística" da vacinação, acrescentou.
Em março, a EMA informou que os frascos podiam ser armazenados em congeladores normais antes de permitir sua conservação em frigoríficos por curtos períodos de tempo.
O laboratório alemão BioNTech, que desenvolveu a vacina com a farmacêutica americana Pfizer, assegurou que a mudança se baseia em novos dados de estudos que confirmam a "qualidade" do produto durante "31 dias".