Uma convocação para vacinar mais pessoas contra covid-19 do que as doses disponíveis causou transtornos a idosos em Fontoura Xavier e virou polêmica com a divulgação de um áudio em que a secretária de Saúde do município, Clairê Chitolina, afirmou:
— Conversei com o prefeito e é assim: é para mim (sic) saber quem está reclamando e botar no final da fila. Porque nada contenta esse povo. Esse povo tinha que comprar a vacina. Quem reclamou não vai ser vacinado agora. Vai para o fim da fila.
Depois de um final de semana de repercussão negativa do episódio, a secretária pediu afastamento do cargo nesta segunda-feira (22). O prefeito, Luiz Armando Taffarel (PSD), disse a GZH que a solução deverá ser a demissão da funcionária.
— Ela está afastada, mas acho que a solução deve ser a demissão dela. Eu não tive nada a ver com o que ela disse. Quero melhorar a saúde. Não estamos aqui para fazer ninguém de bobo. Deu tudo errado naquele dia. A secretária perdeu uma irmã, estava no velório, não estava na organização da vacina. E eu estava em Porto Alegre tratando problemas da prefeitura. Foi tudo junto — explicou Taffarel.
Também nesta segunda-feira, vereadores se reuniram para discutir o caso. O presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Borges (PP), disse que além da exoneração de Clairê, a Casa vai solicitar apuração do caso pelo Ministério Público.
A falta de vacinas ocorreu na sexta-feira (19). Havia 255 doses, conforme o prefeito, e mais de 400 pessoas com idade acima de 70 anos compareceram ao posto depois do chamamento da Secretaria de Saúde. Houve tumulto na fila e descontentamento pelo tempo de espera e pela falta de doses. A secretária, que teria recebido mensagens com cobranças e xingamentos, gravou o áudio e enviou para um grupo de servidores. A mensagem dela vazou em redes sociais.
— Ela errou. Não podia ter chamado todas as pessoas sem fazer a conta de quantos idosos com mais de 70 anos temos. Quero pedir desculpas a esse povo. Agora, vamos acertar. Quando as vacinas chegarem, vamos chamar o número certo. Ela gravou o áudio na emoção, mas sabe que errou — completou o prefeito.
No final de semana, Clairê divulgou uma nota oficial com pedido de desculpas pelo áudio. Nesta segunda-feira, fez uma gravação em vídeo explicando que o prefeito não sabia de nada, apesar de ter sido citado na gravação com quem teria dado a ordem para colocar pessoas no fim da fila de vacinação.
Confira a íntegra da nota da secretária Clairê Chitolina
"Boa tarde amigos.
Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela minha manifestação equivocada em rede social.
Estou vivendo um momento de muita dor e tristeza pela perda da minha irmã, ocorrida na sexta-feira.
Não pude acompanhar a vacinação neste dia por estar envolvida com os atos fúnebres, e mesmo assim recebi muitas ligações e mensagens de xingamentos sem estar ao par do que estava acontecendo naquele momento. Todos nós cometemos erros e dizemos palavras errôneas no momento de fragilidade.
Hoje só quero me desculpar e pedir que respeitem e compreendam a minha dor!! Vocês também são seres humanos e quem me conhece sabe que as palavras ditas em momento de dor, tristeza e revoltada com este mundo cruel, não expressam a minha verdadeira essência! Muitos eu já ajudei, e vou continuar trabalhando para TODOS!!
Não existe fila de vacinação, mas sim critérios e ordem de chegada. Nos próximos dias estaremos recebendo mais doses para abranger o público que espera a vacina.
Fontoura Xavier é um dos poucos municípios que vacinou a faixa etária de 70 anos.
Mais uma vez me desculpem e agradeço a compreensão".
Confira a íntegra do áudio
"Hoje, eu conversei com o prefeito e é assim: é para mim saber quem está reclamando e botar no final da fila. Porque nada contenta esse povo. Esse povo tinha que comprar a vacina, daí iam ficar bem faceiros. Porque em Marau e Passo Fundo, as pessoas ficaram desde às 6h da manhã na fila para receber a vacina a uma e meia da tarde e ninguém reclama. Aqui em Fontoura estão muito mal acostumados. Agora eu quero saber bem direitinho o nome de quem está reclamando e vou chamar lá na minha sala e vai terminar tudo as mordomias para essa gente que está reclamando. Foi isso que o prefeito me disse hoje. Que é para nós terminar com essa função dessa gente só quererem reclamar e achar que a prefeitura e o posto de saúde tem que dar de tudo para esse povo. Tão muito prevalecido. E agora me passa o nome das pessoas que estão reclamando que eu e ele vamos estar chamando para ver o que está acontecendo. Vamos terminar com essa função. Quem reclamou não vai ser vacinado agora. Vai para o fim da fila".