O catarinense Daniel Pegoraro, 34 anos, morreu neste sábado (6) no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na região metropolitana de Vitória (ES). Ele foi o primeiro paciente de Santa Catarina com coronavírus a ser transferido para o Espírito Santo para tratamento. As informações são do NSC Total.
Pegoraro foi transferido para o Estado capixaba na última quarta-feira (3) pelo Corpo de Bombeiros Militar. Antes, o caminhoneiro ficou por sete dias em um hospital de Chapecó (SC), aguardando leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ao lado da mãe, Margarida, que também está com a doença. Os dois chegaram a ser entubados, mas não tinham vaga para serem internados.
A mulher de Pegoraro, Eliane Schmitz, lamentou a perda nas redes sociais. "Hoje o céu deve estar em festa, só agradecer pela pessoa maravilhosa que você, Daniel Pegoraro, era. Amoroso, querido pai e esposo amoroso, carinhoso. Nunca vou esquecer de você. 17 anos juntos. Vou te amar sempre. Muita saudade, meu amor. Não acredito que você se foi. O que vai ser de mim e de nossa filha? Te amo muito, muito, muito. Estou com o coração partido, tentado entender. Meu amor, por que você se foi?", escreveu em seu perfil, no Facebook.
O Espírito Santo ofereceu 16 leitos ao governo catarinense. A parceria ocorreu após a articulação entre os dois governos estaduais por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Além de Pegoraro, outros dois pacientes de SC foram transferidos até a manhã deste domingo (7). De acordo com o jornal A Gazeta, a última pessoa a chegar foi uma mulher de 67 anos, moradora de São Miguel do Oeste. Ela viajou na aeronave Arcanjo 2, composta por uma espécie de UTI Móvel com equipamentos de emergência, além de médico e enfermeiro, e desembarcou por volta das 18h45min deste sábado no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória.