O primeiro lote de insumos para a produção da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford deve chegar ao Brasil no sábado (6), anunciou o Ministério da Saúde na tarde desta quinta-feira (4). O imunizante tem autorização para uso emergencial no país e é fabricado e distribuído nacionalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
De acordo com informações divulgadas pelo ministério, o voo com o chamado Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) sairá de Xangai, na China, ainda nesta quinta-feira, às 20h35min, no horário de Brasília. A previsão de chegada é para o fim da tarde de sábado, às 17h50min, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
"Após a liberação de exportação pelas autoridades chinesas, o embarque do primeiro lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produção da vacina Covid-19 Fiocruz está confirmado", diz um trecho da nota.
Até o momento, somente 2 milhões de doses importadas do imunizante foram distribuídas no Brasil. A Fiocruz pretende produzir 100 milhões de unidades no primeiro semestre deste ano, mas sofre com o atraso no envio dos insumos da China, que deveriam ter sido entregues ainda em janeiro. Mais informações sobre a chegada da matéria-prima serão divulgadas pela pasta na sexta-feira (5).