Chegou na noite desta quarta-feira (3), no aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, o avião vindo da China com a matéria-prima para a fabricação de 8,6 milhões de doses da vacina CoronaVac. A aeronave, que saiu na terça-feira (2) de Pequim, trouxe 5,4 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA), produto necessário para a fabricação do imunizante contra a covid-19.
Esse é o primeiro lote de insumos que o Instituto Butantan recebe neste ano. Segundo o Butantan, as vacinas produzidas com o lote de matéria-prima desembarcado nesta quarta-feira começarão a ser entregues ao Ministério da Saúde no dia 25.
De acordo com o governo do estado de São Paulo, mais uma carga com 5,6 mil litros de IFA chegará ao Brasil até o dia 10 de fevereiro, o que possibilitará a produção de mais 8,7 milhões de doses em São Paulo.
Somada a carga recebida hoje à que chegará no dia 10, será possível fabricar 17,3 milhões de doses da vacina CoronaVac. A previsão do Instituto Butantan é que a produção alcance até 600 mil doses diárias com a chegada das remessas de matéria-prima.