Em decorrência da piora dos índices da pandemia de coronavírus em Porto Alegre e no Estado, alguns dos principais hospitais da Capital estão estudando ou implementando medidas restritivas para o atendimento a pacientes.
Ao longo desta sexta-feira (19), a reportagem de GZH entrou em contato com nove instituições para saber detalhes da situação e como a rotina da população deverá ser afetada nos próximos dias e semanas.
Seis hospitais já estão operando com limitações ou adotarão novas práticas em breve — caso do Conceição, que anunciou a suspensão das cirurgias eletivas por duas semanas a partir da próxima segunda-feira (22), entre outras providências.
Confira, a seguir, mais informações sobre cada uma dessas nove instituições.
Clínicas
O Hospital de Clínicas abriu sete novos leitos no Centro de Terapia Intensiva (CTI) para tratar pacientes com covid-19. As novas vagas foram liberadas na manhã desta sexta-feira (19). De acordo com a instituição, dos sete novos leitos, seis foram ocupados antes do meio-dia. O Clínicas ainda liberou seis novas vagas de enfermaria, passando para 46 vagas. Desse total, 42 estão ocupadas, e cerca de 50 pacientes aguardam leitos — por covid-19 ou por outras doenças.
Pelo menos até sábado (20), o hospital manterá suspensas todas as cirurgias que demandem leitos de terapia intensiva. Hoje, o tema será discutido pela direção da unidade de saúde. A Emergência está aberta, mas priorizando quadros de coronavírus considerados graves. Pessoas com sintomas leves devem procurar a rede básica de saúde.
Divina Providência
A partir de hoje (19), a Emergência para adultos está com restrições por tempo indeterminado. Casos graves de covid-19 (suspeitos ou confirmados) seguirão sendo atendidos, bem como os de pessoas em situação de risco em decorrência de outras doenças. A agenda das cirurgias eletivas será avaliada pelas equipes, e algumas poderão sofrer alteração nas datas. O hospital está ampliando desde quinta-feira (18) o número de leitos de internação e terapia intensiva para covid-19. Até domingo (21), mais quatro vagas de UTI devem ser disponibilizadas.
Ernesto Dornelles
Todos os 20 leitos de UTI para covid-19 estão ocupados. Além disso, cinco pacientes estão internados na emergência, aguardando transferência. Devido a isso, a Emergência está fechada desde quinta-feira (18), pelo prazo de 72 horas. A administração do hospital afirmou que, para pessoas com suspeita de quadros leves de covid-19, a recomendação é para que, no momento, procurem outro serviço para atendimento.
Mãe de Deus
O Hospital Mãe de Deus segue sem restrições para atendimento de pacientes na UTI e na Emergência. A instituição afirmou que, das 27 vagas para casos de infecção por coronavírus na UTI, 100% estão ocupadas. Há pacientes aguardando internação na Emergência. Ainda conforme nota, a abertura de novas vagas de UTI está em análise pela administração.
Moinhos de Vento
Há restrições de atendimento em função da grande demanda de pacientes com coronavírus. Ao todo, 48 ocupam leitos covid-19 no CTI, sendo que foi necessário o uso de vagas de retaguarda. Em alguns momentos, os funcionários do hospital estão adequando a sala vermelha da Emergência para receber doentes. A instituição informou ainda que há previsão de converter leitos de enfermaria de mais uma área em vagas de terapia intensiva. A Emergência está recebendo apenas casos graves de covid-19.
Nossa Senhora da Conceição
A partir da próxima segunda-feira (22), estarão suspensas, por duas semanas, as cirurgias eletivas (não urgentes). Esses pacientes não vão perder o lugar na fila, apenas terão os procedimentos — estimados em 250 — reagendados. Cirurgias de doentes graves e com câncer continuarão sendo realizadas durante esse período. Aumentou o número de leitos na enfermaria para casos suspeitos e confirmados de infecção por coronavírus: na quinta, eram 70, enquanto nesta sexta já são 80 e haverá mais 28 até a próxima quarta-feira (24), totalizando 108 leitos. Na semana que vem, serão habilitadas mais seis vagas de terapia intensiva na Emergência, chegando a 12. Essas vagas são equipadas para receber doentes críticos, como as de UTI, com todo o suporte necessário — incluindo respiradores.
Santa Casa
O complexo hospitalar vem monitorando a situação e, por enquanto, ainda não há previsão de fechamento de qualquer setor, embora as emergências estejam operando no limite da capacidade. O calendário de cirurgias eletivas está mantido. Se houver piora do cenário, dá-se como certo que será necessário tomar providências.
São Lucas
O Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) tem restrições para atendimento da Emergência por 96 horas. O prazo começou a contar na quinta-feira, às 18h, e vai se estender até a próxima segunda-feira. Todos os 29 leitos da UTI covid-19 estavam lotados nesta sexta-feira. Além disso, oito pessoas estão na Emergência aguardando por transferência.
Vila Nova
Na manhã desta sexta-feira, os 20 leitos destinados a pacientes com coronavírus estavam ocupados. Conforme a administração do Hospital Vila Nova, apesar da ocupação de 100% na CTI Covid-19, o setor está aberto a atendimentos e não há nenhum paciente na Emergência aguardando vaga na UTI. A estimativa é de que somente em 45 dias novos leitos sejam liberados, sem um número exato previsto. Ainda conforme a unidade de saúde, pessoas que apresentam sintomas leves podem se deslocar ao hospital para receber atendimento em uma tenda.