A partir da próxima segunda-feira (22), estarão suspensas por duas semanas as cirurgias eletivas no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. O Gabinete de Gerenciamento de Crise do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), reunido por duas horas na manhã desta sexta-feira (19), tomou a decisão em decorrência da piora acentuada dos indicadores da pandemia na cidade e no Estado. Outras instituições já implementaram medidas de contingenciamento nesta semana.
Cirurgias eletivas são aquelas consideradas não urgentes, que podem aguardar um pouco. Esses pacientes não perderão seu lugar na fila, apenas terão reagendada a data inicialmente prevista. Funcionários da instituição devem entrar em contato a partir de hoje com todos aqueles afetados pela medida para efetuar a remarcação. Operações de pacientes graves e com câncer continuarão sendo realizados durante esse período.
Outra ação anunciada pelo diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, é a disponibilização de mais leitos de enfermaria para pacientes com diagnóstico suspeito ou confirmado de infecção por coronavírus: nesta quinta-feira (18), eram 70 leitos, nesta sexta, já são 80 e, até a próxima quarta-feira (24), haverá mais 28, totalizando 108 leitos.
E uma terceira iniciativa do Hospital Conceição, um dos maiores da cidade, com atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a habilitação de mais seis vagas de terapia intensiva no setor de Emergência.
Atualmente, são seis, e esse número, portanto, vai dobrar na semana que vem, chegando a 12. Essas vagas são equipadas para receber doentes críticos, como as de UTI, com todo o suporte necessário — incluindo respiradores —, com a diferença de que estão localizadas em outro ponto do hospital.
Oliveira afirmou que outras mudanças podem ocorrer a qualquer momento, dependendo da evolução dos indicadores. Ao longo da última semana, o aumento da demanda, segundo o diretor, foi expressivo.
— Nossos alertas estão ligados. Temos que ter um monitoramento constante para evitar um colapso no sistema de saúde — disse Oliveira.