O mutirão entre a Secretaria Municipal de Saúde e os conselhos das profissões da área da saúde para acelerar a vacinação em Porto Alegre encerrou o sábado (6) com exatos 6.281 profissionais da saúde imunizados contra a covid-19. A ação contou ainda com apoio do Exército, Brigada Militar e Guarda Municipal.
Com o resultado, Porto Alegre atingiu o objetivo da prefeitura para a ação, que era ultrapassar os 50% de profissionais da saúde vacinados – com 46.376 imunizações, são 56% deles já com a primeira dose. Mesmo assim, sobrou vacina. A prefeitura havia disponibilizados 12 mil doses da CoronaVac e da vacina de Oxford para a ação.
– Apesar de ter sobrado vacina, o resultado foi bom. Considerando também as 418 vacinações que fizemos em idosos acamados, são quase 7 mil braços picados em um só dia – avaliou Luciane Beiró, diretora-geral da atenção primária da pasta.
A vacinação foi realizada em cinco pontos da Capital: as sedes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), do Sindicato Médico do RS (Simers), do Conselho Regional de Medicina RS (Cremers), da Associação Brasileira de Odontologia RS (ABO/RS) e do Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Na Amrigs, se vacinaram também os profissionais indicados por Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Conselho Regional de Psicologia. Na sede do Simers, se vacinaram ainda profissionais do Conselho Regional de Serviço Social.
Conforme a prefeitura, a orientação era que os conselhos elaborassem listas levando em consideração como critérios de prioridade quem atua na linha de frente do combate à covid-19 e profissionais acima de 60 anos, grupo de risco da doença. Nos locais, era feita a conferência dos nomes e as imunizações foram reportadas ao Ministério da Saúde.
A partir desta quarta-feira (10), a vacinação a profissionais da saúde será retomada centralizada na Unidade de Saúde IAPI (Rua 3 de abril, 90 – Bairro Passo D’Areia). As listas enviadas pelos conselhos seguem valendo e os profissionais interessados devem procura-los caso ainda não tenham sido cadastrados.
A vacinação de idosos acima de 60 anos nas condições de acamados, com dificuldade de locomoção, imunossuprimidos ou residentes em instituições deve ser agendada pelo telefone 156 ou pelo site 156web.procempa.com.br
Na terça-feira (9), a prefeitura deve dar início à vacinação de idosos com mais de 85 anos. Os locais de vacinação e outras informações serão divulgados na segunda-feira (8), após a retirada da quantia que compete à Capital das 193 mil vacinas que chegam ao Rio Grande do Sul neste domingo (7).