A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou a chegada do novo lote com 193,2 mil doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, para a manhã deste domingo (7). Havia expectativa sobre a data, para a organização dos municípios que aplicarão as doses.
Segundo informação do Ministério da Saúde, repassada ao Estado, a aeronave com a nova remessa partirá de Guarulhos, em São Paulo, às 9h35min, com pouso previsto para as 11h15min no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Nesta etapa, serão vacinados, além de profissionais da saúde, os idosos acima de 85 anos. Destas, 147 mil irão para pessoas acima de 85 anos. A remessa corresponde a 43% da população dessa idade no RS.
A distribuição para as coordenadorias regionais ocorrerá na segunda-feira (8) com apoio de aeronaves da Brigada Militar e Polícia Civil. Após, cada município retira o que lhe é destinado e pode organizar a imunização de seus residentes.
O Litoral Norte receberá uma quantidade maior do que nas fases anteriores, devido à presença expressiva de veranistas nessa faixa etária.
A vacinação deve iniciar já na próxima semana. As cidades optarão por vacinação em postos de saúde ou no sistema drive-thru, dependendo de suas estruturas.
Para receber a vacina, o idoso deverá, presencialmente, apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Se não tiver, poderá receber a vacina com um documento com CPF. O reforço da CoronaVac é aplicado 28 dias após a primeira dose.