Correção: a vacinação para idosos acima de 85 anos começa na semana que vem em Porto Alegre, Santa Maria e Canoas. Caxias do Sul ainda não começa a vacinação desta faixa etária, como publicado entre 20h55min do dia 5 de fevereiro até as 9h33min do dia 6 de fevereiro. O texto já foi corrigido.
As maiores cidades do Rio Grande do Sul devem começar a vacinar idosos de 85 anos ou mais contra o coronavírus, na semana que vem, por ordem de chegada. Em Porto Alegre, Canoas e Santa Maria, a população nessa faixa etária deverá se apresentar espontaneamente para receber o imunizante, sem agendamento prévio, em postos de saúde. Pelotas, mais atrasada na vacinação, deve começar a aplicação em idosos acamados. Caxias do Sul estabeleceu que idosos a partir dos 90 anos serão vacinados por meio de sistema drive-thru na segunda-feira (8).
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou nesta sexta-feira (5) que as prefeituras devem evitar a aglomeração dos idosos. Em nota técnica divulgada pela tarde, o Estado recomenda que a vacinação seja feita em postos de saúde e em pontos de drive-thru, com possibilidade de agendamento de horário por telefone, site e aplicativo, se possível.
Segundo o governo do Estado, o Ministério da Saúde deve repassar 193,2 mil doses de CoronaVac neste fim de semana, das quais 147 mil serão destinadas a idosos com 85 anos ou mais. Mais tarde, em entrevista à Rádio Gaúcha, Arita afirmou que o quantitativo pode ser menor.
Segundo a secretária, como o Ministério da Saúde enviará o novo lote de CoronaVac neste fim de semana, o Estado planeja repassar, na segunda-feira (8), os imunizantes às coordenadorias regionais da saúde, responsáveis pela distribuição aos municípios.
Com base nas datas propostas, a expectativa das prefeituras é iniciar a aplicação na terça-feira (9), diz Maicon Gomes, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems) e secretário da Saúde de Canoas.
GZH apurou que as cinco maiores cidades do Rio Grande do Sul decidiram que a aplicação das doses na faixa etária dos 85 anos ou mais será em postos de saúde, sem agendamento ou cadastro prévio – bastando, portanto, a apresentação espontânea com cartão SUS ou documento com CPF. Canoas e Caxias do Sul disponibilizarão, também, drive-thru para chegada em automóvel.
Idosos que usam convênio e não frequentam postos de saúde também poderão ser vacinados, levando documento de identidade, uma vez que o Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e gratuito.
A maioria das grandes cidades gaúchas não definiu os detalhes de onde será a aplicação do novo lote de CoronaVac. As prefeituras alegam que, sem a definição de quantas doses serão repassadas para cada local, é difícil especificar, hoje, se todos os postos da saúde serão acionados para a campanha ou se, caso o tamanho dos lotes seja pequeno, apenas algumas unidades funcionarão como polo de aplicação. Se houvesse um grande número de vacinas, os municípios disponibilizariam doses em todos os postos, como acontece na vacinação contra a gripe.
Porto Alegre, que estima ter 14 mil idosos com 85 anos ou mais, afirma que, Se houver muitas vacinas, serão acionados todos os postos de saúde e inclusive farmácias parceiras. Caso contrário, a aplicação será concentrada em algumas unidades básicas de saúde.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que não será necessário pré-agendar a vacinação, bastando apresentar-se espontaneamente em postos de saúde – a pasta não confirmou se haverá aplicação em drive-thru. Neste momento, somente idosos com 85 anos ou mais serão contemplados. Será necessário apresentar, preferencialmente, o cartão do SUS para agilizar o processo. Se a pessoa não tiver, poderá apresentar um documento com CPF.
Segunda maior cidade gaúcha, Caxias do Sul estabeleceu que idosos a partir dos 90 anos serão vacinados por meio de sistema drive-thru na segunda-feira (8) na Maesa (na Rua Plácido de Castro) e nos Pavilhões da Festa da Uva. Conforme a prefeitura, o formato foi escolhido para evitar aglomerações. Equipes organizarão as filas do drive-thru e farão uma triagem. Somente idosos dentro da faixa etária estabelecida serão vacinados.
Canoas, terceiro maior município do Estado, vacinará idosos com 85 anos ou mais sem agendamento prévio, mediante apresentação voluntária, em todos os postos de saúde da cidade e em um drive-thru no Parque Eduardo Gomes.
— Em Canoas, estamos trabalhando na lógica do SUS de todas as unidades básicas de saúde terem a vacina disponibilizada e oferecida por demanda de acesso. Ao mesmo tempo, estamos organizando sistema de drive-thru por livre demanda, por ordem de chegada dos carros. Para agendar toda a população de idosos acima de 85 anos, os municípios menores têm mais facilidade do que os maiores. Para os maiores, a vacinação será um desafio, porque o número de doses será insuficiente para a demanda — diz Maicon Gomes, secretário Municipal da Saúde e presidente do Cosems.
Pelotas, que está com vacinação atrasada em virtude do baixo repasse de vacinas, sequer começou a aplicação nos 5 mil idosos acamados da cidade. Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou que “existe um planejamento para aplicação das doses da vacina contra covid-19 em idosos acamados, a partir do momento em que a cidade receber as doses anunciadas na tarde desta sexta-feira pelo governador Eduardo Leite”. O grupo está à frente dos idosos com 85 anos ou mais na fila da imunização.
Como o Palácio Piratini anunciou que as doses devem ser usadas para profissionais da saúde e idosos com 85 anos ou mais, a prefeitura de Pelotas diz que “espera a orientação do governo do Estado, a partir de nota técnica, com relação ao destino desse esse novo lote para então determinar qual grupo deverá ser imunizado”.
Até o momento, Pelotas vacinou ao menos 7,3 mil pessoas, sendo 6 mil trabalhadores da saúde. A prefeitura disponibiliza um formulário eletrônico para cadastrar os idosos acamados interessados em receber a vacina contra a covid-19 – acesse o link aqui –, cuja aplicação ocorrerá em casa.
A prefeitura de Santa Maria diz que a nova remessa de vacinas será destinada a idosos, acamados e para a continuidade da imunização dos trabalhadores da saúde. Para os idosos com mais de 85 anos, a previsão da prefeitura é de fazer uma “ação piloto descentralizada”, em data ainda não definida, em postos de saúde de diferentes regiões, no mesmo dia. A ideia é que a população chegue diretamente na fila, sem marcação prévia. Segundo a prefeitura, será avisado previamente o número de doses disponíveis em cada local.