O governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (5), o início da vacinação contra coronavírus de idosos acima de 85 anos, os chamados “superidosos”. Essa etapa de vacinação deve se iniciar na próxima semana, a partir da chegada de uma nova remessa de vacinas, esperada para este final de semana pelo Piratini.
São 193,2 mil doses de CoronaVac que serão recebidas na quarta remessa de vacinas. Dessas, 147 mil serão destinadas aos idosos acima de 85 anos. A quantidade de doses separada pelo governo do Estado para esse grupo possibilitará a vacinação de 43% dessa faixa de público. Os demais, terão que esperar uma nova remessa de imunizantes.
O anúncio inaugura uma nova etapa de vacinação no Estado — até o momento, os grupos que estão recebendo vacina são idosos que moram em asilos, pessoas com deficiência institucionalizadas, profissionais da saúde e indígenas.
Ainda por decisão do governo do Estado, as outras 46,2 mil doses da quarta remessa serão usadas para seguir com a vacinação de profissionais da saúde (sejam eles da linha de frente ou não no enfrentamento ao covoronavírus). A Secretaria Estadual da Saúde espera atingir o índice de 78% de vacinação desse grupo.
Diferentemente da postura adotada no início da vacinação no Rio Grande do Sul, todas as doses recebidas nesta quarta remessa serão diretamente destinadas para aplicação, sem reserva de ampolas para aplicação da dose de reforço. No caso da CoronaVac, só há eficácia comprovada com a aplicação de duas doses, com intervalo entre duas e quatro semanas entre elas.
Sem previsão do Ministério da Saúde
A expectativa do governo do Estado é receber as novas doses ainda neste final de semana. Já o Ministério da Saúde, a quem cabe distribuir o imunizante, não dá previsão para o envio, até o momento.
"O Ministério da Saúde informa que a pauta de distribuições das doses adquiridas pelo governo federal ainda está sendo definida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Cada gestor local, ao receber a carga das doses, recebe uma nota informativa — na qual é possível checar se recebeu doses extras", diz a nota do ministério.
Mais doses no Litoral
Durante o anúncio, o governo do Estado também prometeu considerar o número de idosos que estão realizando o isolamento social em municípios do Litoral para o cálculo de distribuição das doses.
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, lembrou que a organização na aplicação da vacina cabe aos municípios. Arita lembrou ainda que cada frasco de vacina contém 10 doses que precisam ser aplicadas após a abertura do recipiente, para evitar desperdício de imunizantes:
— É de suma importância que o município faça o planejamento, fazendo pré-cadastro, fazendo agenda. Sempre lembrando que cada frasco contém 10 doses, então temos que ter o cuidado de não desperdiçarmos nenhuma dose. Então, organizem isso!