Os principais municípios do interior do Rio Grande do Sul começaram a aplicar a vacina CoronaVac na tarde desta terça-feira (19). Muitas prefeituras, porém, ainda aguardam informações sobre horários e número de doses.
Mesmo assim, a maioria já preparou um plano de vacinação com atos simbólicos e definiu os nomes dos primeiros imunizados. Em Novo Hamburgo, por exemplo, a médica Bárbara Fior, 31 anos, foi a primeira a receber a vacina, e um idoso de 102 anos, residente de uma casa geriátrica, será vacinado em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste.
Porto Alegre
Na Capital, cinco pessoas foram as primeiras vacinadas do RS, na noite de segunda-feira (18), assim que as doses chegaram à cidade. A imunização ocorreu durante uma solenidade no Hospital de Clínicas, que contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite. Os vacinados foram uma técnica de enfermagem do Clínicas, uma idosa de 99 anos moradora de residencial geriátrico, uma indígena da etnia caingangue e residente em uma aldeia na Lomba do Pinheiro, uma auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição e o médico-chefe do serviço de Medicina Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Nesta terça, Maria Ana Ziegler, 92 anos, comemorou o fato de ter sido a primeira idosa vacinada contra a covid-19 dentro de um asilo de Porto Alegre. A Secretaria Municipal da Saúde informou, nesta tarde, que serão vacinadas 22 mil pessoas em 374 asilos de Porto Alegre, contagem que inclui idosos e trabalhadores das instituições.
Região Metropolitana
Em Canoas, a prefeitura criou um portal para divulgar todas as informações sobre a vacinação. Na página Vacina em Canoas, há o plano de imunização disponível, como quatro equipes volantes, um ponto dentro do Hospital de Pronto Socorro, outro no Hospital Municipal, um também no Setor de Imunologia e demais nas unidades básicas de saúde, principalmente para os idosos.
A cidade ainda aguarda o número de doses, mas a previsão é mais de mil, volume que vai permitir imunizar metade dos profissionais da área de saúde. O ato simbólico foi marcado para ocorrer no Hospital Universitário às 16h30min, com a vacinação de um profissional da área de saúde, um quilombola e um idoso de uma casa geriátrica.
Em Gravataí, a prefeitura pretende vacinar 2,5 mil pessoas, entre trabalhadores na área da saúde e população prioritária. O horário e as doses exatas seriam divulgadas à tarde. Os profissionais de saúde escolhidos são as enfermeiras Eliane Dornelles Gomes e Mariana Santiago Siqueira, o auxiliar de laboratório André Schnomberger, que trabalha nas coletas dos testes, e Viriato Corrêa, enfermeiro do hospital de campanha desde o início de funcionamento da estrutura, representando o Hospital Dom João Becker.
A prefeitura de Cachoeirinha informou que ainda não tem o número de doses e que a previsão é de a vacinação começar no turno seguinte à chegada da vacina. Se for no fim da tarde, irá ocorrer na manhã de quarta-feira (20). Dois profissionais da área de saúde e um idoso de casa geriátrica serão os primeiros a serem vacinados em um ato simbólico no hospital de campanha. A vacinação vai ocorrer em oito unidades de saúde do município.
Em Sapucaia do Sul, a prefeitura informou que serão mil vacinas e que as primeiras serão destinadas aos profissionais de saúde. O próximo lote irá imunizar idosos e pessoas com comorbidades.
Vale do Sinos
Em Novo Hamburgo, o ato que marcou o início da vacinação ocorreu na tarde desta terça, quando as 1.982 doses da CoronaVac chegaram à sede da Vigilância em Saúde, no centro do município.
Médica e coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Novo Hamburgo, Bárbara Fior foi a primeira pessoa a ser imunizada na cidade e representa os profissionais da saúde que serão vacinados nesta primeira etapa, de acordo com o plano de imunização, que ainda inclui idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPs). Bárbara trabalha também em UTIs privadas do município.
— Me sinto feliz e honrada neste momento, acima de tudo, por representar, com esse ato simbólico, toda a classe dos profissionais da saúde, da qual tenho muito orgulho em fazer parte. E digo a todos que, sem dúvida nenhuma, a vacina representa vida e a possibilidade real de vencermos o inimigo. Apenas com união, superação e dedicação conseguimos chegar a essa etapa, cientes de que temos ainda uma jornada longa pela frente, mas o início da vacinação já representa a trilha de uma nova história — diz Bárbara.
Já em São Leopoldo, cinco profissionais que atuam no enfrentamento à covid-19 no Hospital Centenário foram os primeiros a receber a CoronaVac. O grupo recebeu a primeira dose durante o ato simbólico que marcou o início da vacinação no município, realizado na tarde desta terça, no saguão da Área Covid do hospital.
Foram imunizados o médico Breno Milman, o enfermeiro Daniel Gustavo Laureano, o técnico de enfermagem Dorival de Lima Ramires, a profissional de higienização Fernanda Silva Santos e a fisioterapeuta Letícia Störck. Todos atuam no combate ao coronavírus. Os demais funcionários que fazem parte dos grupos prioritários serão vacinados a partir desta terça.
Região Sul
Em Rio Grande, a imunização deve se iniciar na quarta-feira por volta de 8h30min, envolvendo profissionais que atendem pacientes infectados nos hospitais, nas enfermarias, no pronto atendimento covid, nas unidades de pronto atendimento e nas triagens. Idosos em casas geriátricas e indígenas também terão prioridade. Ao todo, serão 2.750 doses.
Em Pelotas, a prefeitura afirmou que recebeu 5.650 doses da CoronaVac nesta terça-feira. Em um ato simbólico, 10 trabalhadores da saúde e dois idosos foram os primeiros moradores de Pelotas a receber a vacina contra o coronavírus. A vacinação deve começar efetivamente na quarta-feira no município.
A primeira remessa da vacina chegou a cidade no início da tarde e foi recebida pela prefeita Paula Mascarenhas, na sede da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde. Doze doses foram retiradas das caixas para utilização no ato de abertura da campanha de vacinação contra o coronavírus.
Logo em seguida, um grupo restrito de autoridades municipais e estaduais, além de gestores hospitalares, acompanhou a aplicação da vacina no auditório do novo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) — instituição que colaborou para os testes do imunizante produzido pelo Instituto Butantan.
Serra
Em Caxias do Sul, o médico e servidor público há 30 anos Gilmar Padilha Flores, 58 anos, foi a primeira pessoa a receber a imunização contra a covid-19 nesta terça. Flores foi um dos responsáveis pela implantação do Samu no município, sendo o primeiro médico plantonista do serviço em Caxias. Desde que se formou, em 1990, trabalhou em praticamente todos os pronto-atendimentos da cidade. A dose da vacina foi aplicada às 14h, na UPA Central, pela enfermeira Mirian Sartor Pedroni, 62, também servidora municipal, com 23 anos de atuação.
Após receber a primeira das duas doses necessárias para concluir a imunização, o médico comemorou, mas ressaltou que ainda há muito trabalho pela frente:
— É um momento de reflexão, para que a gente saiba que tudo o que a gente passou está começando a ter um resultado positivo. Seguiremos com o objetivo de prestar o melhor atendimento possível, agora com um pouco mais de segurança, porque até o momento a gente trabalha sem saber como vai ser no dia seguinte. E, a partir de agora, a gente vai poder ter um pouco mais de esperança de que o dia seguinte vai ser melhor.
Campanha
Em Bagé, um ato simbólico no Salão Nobre da prefeitura marcou o início da vacinação na cidade. Três mulheres, profissionais da área da saúde, foram imunizadas. Na quarta, devem ser vacinados os profissionais da UPA, do Samu e da Santa Casa. Até o fim de semana, as 1,3 mil doses já deverão ter sido aplicadas.
Litoral
O litoral norte do Estado deve receber 4.280 doses da vacina contra a covid-19, segundo a 18ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS). Osório é a cidade que com o maior volume na região: 695 ampolas. Depois, Torres terá mais doses da CoronaVac — receberá 649, sendo 420 para profissionais da saúde que atuam na linha de frente, 185 para idosos e trabalhadores de asilos e 44 para indígenas. Tramandaí terá disponível 565 doses, e Capão da Canoa, 560 — confira aqui o número de doses por município da região.
Ao todo, na região do Litoral Norte, serão contemplados 2.795 profissionais da linha de frente de combate à covid-19, 870 idosos, 455 trabalhadores de asilos e 160 indígenas.
Norte e Noroeste
Em Passo Fundo, a expectativa é de começar a imunização na quarta-feira em 28 locais. Além de 25 salas específicas para vacinação, haverá três pontos volantes próximos aos hospitais de Clínicas, São Vicente de Paulo e Municipal para dar suporte à etapa inicial. Já estão sendo repassadas informações para respeitar a ordem de público prioritário para evitar aglomeração.
O mesmo vale para Erechim, Cruz Alta e Ijuí. Ao todo, 128 municípios das regiões Norte e Noroeste vão receber mais de 20 mil doses. Algumas dessas regiões receberão o material por via aérea. As aeronaves têm como destino Erechim, Palmeira das Missões, Carazinho e Santo Ângelo.
Vale do Rio Pardo
Em Santa Cruz do Sul, a vacinação começou nesta terça-feira. São 2.460 doses, e uma idosa de 73 anos e uma enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Covid do Hospital Santa Cruz foram as primeiras pessoas a serem vacinadas. A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde destacou que, ao todo, serão 4,4 mil doses para todo o Vale do Rio Pardo, conforme cálculos que levam em conta a população de cada cidade.
As vacinas serão encaminhadas para os hospitais, unidades de saúde e casas geriátricas. No caso dos profissionais da saúde, terão prioridade os trabalhadores de UTI, plantões e Samu, entre outros. Nesta primeira etapa, não haverá deslocamento da população aos postos e a outras unidades de saúde.
Vale do Taquari
A Coordenadoria Regional de Saúde de Lajeado recebeu as doses nesta tarde. A prefeitura de Lajeado estima em até 2,4 mil porções da vacina. A primeira pessoa a ser imunizada foi Patrícia Rocha, enfermeira do Hospital Bruno Born.
Fronteira Oeste
Em Uruguaiana, a vacinação começa na quarta-feira, às 9h, na Secretaria da Saúde. Seis equipes vão passar pelos prédios utilizados pela pasta para imunizar os profissionais que trabalham na linha de frente no Centro de Triagem, Estratégia de Saúde da Família, Unidade de Pronto Atendimento, Samu e Santa Casa. Também haverá vacinação nos postos de saúde, mas só para os grupos que são atendidos nesta primeira etapa. Ao todo, são 1.017 doses em Uruguaiana.
Em Santana do Livramento, a previsão é de que as doses cheguem até quarta-feira. Equipes volantes da Secretaria de Saúde foram preparadas para aplicar a vacina e os primeiros pacientes que serão imunizados são um idoso de 102 anos, residente em uma casa geriátrica, e um enfermeiro que trabalha no combate à covid-19 desde o começo da pandemia. Os locais onde essas pessoas serão imunizadas não foram divulgados ainda.
* Colaborou Jhully Costa