A vacinação de profissionais de saúde da linha de frente, que mantêm contato direto com pacientes com diagnóstico suspeito ou confirmado de infecção por coronavírus, e de idosos que vivem em casas geriátricas deve ter início na tarde desta terça-feira (19) em Porto Alegre.
Pela manhã, realizou-se o transporte das doses de CoronaVac da Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos, na Avenida Ipiranga, na Zona Leste, para um local de responsabilidade do município, ambos na Capital.
O Núcleo de Imunizações da Coordenadoria Geral da Vigilância em Saúde, localizado na Avenida Padre Cacique, próximo ao Beira-Rio, fará a distribuição das vacinas para as instituições prioritárias nessa largada da imunização.
Uma sessão de treinamento para os vacinadores dos hospitais está agendada para as 13h30min. Entre as equipes assistenciais, compostas por médicos, enfermeiros e técnicos, entre outras especialidades, é grande a expectativa no aguardo da confirmação.
Às 16h, devem ser vacinados idosos que residem no Asilo Padre Cacique, quase em frente ao estádio do Inter. Quem se deslocará até as geriatrias para aplicar as injeções são as chamadas equipes volantes.
A presença da imprensa não será autorizada. É preciso ter muito cuidado, uma vez que essas pessoas estão isoladas há 10 meses, sem visitação, e são extremamente vulneráveis à contaminação pelo Sars-CoV-2.