O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, anunciou que a vacinação contra covid-19 deve começar neste sábado (5) na Rússia. Nesta sexta-feira (4), foram abertas as inscrições para receber a Sputnik V, com prioridade em profissionais da saúde, educação e de serviços sociais municipais.
Em seu site, Sobyanin informou que, até as 15h (horário local, 9h em Brasília), cerca de 5 mil pessoas já estavam inscritas e que os pontos de vacinação entram em operação no sábado.
Para iniciar o processo, Moscou fez todas as adequações tecnológicas e organizacionais. De acordo com Sobyanin, os centros de vacinação estão equipados com geladeiras e os profissionais que vão administrar as doses já receberam treinamento.
Na quarta-feira (2), após a aprovação da vacina da Pfizer pelo Reino Unido, o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou o início da vacinação em massa no país.
Conforme o governo russo, a Sputnik V apresentou eficácia de 92% após a segunda dose. Ela é considerada a primeira vacina contra covid-19 registrada no mundo.