Pelo segundo dia consecutivo, a média diária de mortes por covid-19 no Rio Grande do Sul subiu. No intervalo entre 15 de agosto e esta sexta-feira (21), foram registrados 51,86 óbitos a cada 24 horas, 4,01% a mais do que na semana de 8 a 14, quando o número ficou em 49,86.
Na quinta-feira (20), o Estado encerrou um ciclo de queda nas médias diárias de mortes. A comparação feita por GaúchaZH leva em conta os dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Nesta sexta, foram informadas 45 mortes.
Em relação aos novos casos, a análise dos dados está comprometida. Pelo segundo dia consecutivo, houve problema no registro de infecções no sistema de notificações do país. Nesta sexta-feira, foram 273 contaminações informadas pela SES, "em sua maioria casos que estão ou estiveram hospitalizados e óbitos, registrados por um outro sistema", segundo a pasta.
A comparação entre o período de sete dias encerrado nesta sexta com o intervalo anterior mostra redução de 41,34%. Mas os dados dos últimos dias ficaram abaixo de 300 — na semana anterior, sem problemas no sistema, estavam próximos de 3 mil, tendência mantida na terça (18) e quarta-feira (19) (veja o gráfico).
A chamada média móvel, calculada por GaúchaZH, é uma variável recomendada por especialistas para analisar o andamento da pandemia de forma mais precisa. Em vez de comparar apenas um dia com outro, analisa-se um período mais amplo com o imediatamente anterior. No caso, sete dias.
O método reduz distorções causadas por atrasos em notificações em fim de semana, quando menos testes são processados por laboratórios.