O Rio Grande do Sul registrou, nos últimos sete dias, aumento no número de mortes por covid-19, encerrando um período no qual a comparação com o intervalo anterior vinha indicando queda.
No intervalo entre 14 de agosto e esta quinta-feira (20), a cada 24 horas foram registrados 52,14 óbitos, em média, no Estado, número 3,4% superior ao informado na semana de 7 a 13 de agosto. A comparação leva em conta os dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Em relação aos novos casos, a semana mais recente teve média diária de 1.737,28 infecções, 14,48% abaixo do registrado no intervalo imediatamente anterior, de 2.031,43.
Segundo a SES, o número de novos registros de casos nesta quinta-feira foi menor em relação aos últimos dias em razão de instabilidade em um dos sistemas de notificação. "Por isso, os registros de hoje (20) são em maioria casos que estão ou estiveram hospitalizados e óbitos, registrados por um outro sistema", explicou a secretaria.
A chamada média móvel é uma variável recomendada por especialistas para analisar o andamento da pandemia de forma mais precisa. Em vez de comparar apenas um dia com outro, analisa-se um período mais amplo com o imediatamente anterior. No caso, sete dias.
O método reduz distorções causadas por atrasos em notificações em fim de semana, quando menos testes são processados por laboratórios.