A média diária de mortes por covid-19 em uma semana manteve o movimento de queda na comparação com o período anterior no Rio Grande do Sul. Entre o dia 25 e esta segunda-feira (31) caiu 6,68% entre o dia 22 e esta sexta-feira (28). No período, foram registrados 47,86 óbitos a cada 24 horas, em média — na semana de 18 a 24, eram 51,28. Os cálculos são realizados por GaúchaZH a partir de dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Em relação aos novos casos, há aumento na média móvel diária. Nos últimos sete dias, foram comunicadas 2.385,86 infecções a cada 24 horas, em média. Ou seja, 33,7% a mais do que no intervalo anterior (18 a 24), quando houve 1.784,43 registros de contaminações.
O resultado para o registro de novos casos sofre interferência de uma falha na inclusão de informações no sistema nacional, que ocorreu em pelo menos dois dias (20 e 21). Com isso, as infecções de uma data foram somadas e incluídas em datas posteriores. Por isso, uma semana tem um número bastante menor de contaminações em relação ao período seguinte (veja o gráfico), o que interfere na análise por semanas móveis.
A chamada média móvel, calculada por GaúchaZH, é uma variável recomendada por especialistas para analisar o andamento da pandemia de forma mais precisa. Em vez de comparar apenas um dia com outro, analisa-se um período mais amplo com o imediatamente anterior. No caso, sete dias.
O método reduz distorções causadas por atrasos em notificações em fim de semana, quando menos testes são processados por laboratórios.