O Hospital de Clínicas de Porto Alegre finalizou a entrega de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com coronavírus. Com mais três vagas liberadas nesta quarta-feira (5), a instituição chega a 105 leitos exclusivos para tratamento de sintomas graves de covid-19. O número foi projetado no início da pandemia.
Esses leitos já estão contabilizados no controle em tempo real da Secretaria Municipal da Saúde. No total, incluindo pacientes graves por outros motivos, o Clínicas possui 162 leitos. Desses, 144 estão ocupados (88%).
A instalação dos novos leitos foi ocorrendo por módulos. O Clínicas contratou 693 profissionais temporários e convocou voluntários para diversas atividades para o enfrentamento da pandemia. Os leitos de UTI para pacientes com coronavírus na instituição têm registrado 100% de ocupação.
Trabalhadores com coronavírus
Segundo o Hospital de Clínicas, dos cerca de 6 mil trabalhadores, 565 (9,4%) testaram positivo para a covid-19. Destes, 171 seguem afastados das atividades por causa da doença.