Após o governador Eduardo Leite descobrir na sexta-feira (24) que está com coronavírus, a secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, teve resultado negativo em exame entregue neste sábado (25).
Arita havia acompanhado Leite em visitas a hospitais de Guaíba e Charqueadas nesta semana, onde foram inaugurados novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para covid-19. Leite viajou de helicóptero e Arita fez o percurso de carro – ambos usaram máscaras durante os eventos. Havia uma preocupação com um possível diagnóstico positivo porque a secretária da Saúde tem 72 anos – a idade é fator de risco para coronavírus.
Nos últimos 14 dias, Leite visitou pelo menos três municípios e viajou a São Paulo. Dentre as autoridades com quem entrou em contato, estão o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli e o presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Ernani Polo.
Desde o resultado, o governador, que está sem sintomas, trabalha de casa, isolado. O resultado pegou o governo de surpresa. Uma inauguração de leitos hospitalares prevista para segunda-feira (27) em Camaquã já foi desmarcada.