Após o resultado positivo para coronavírus, anunciado na tarde desta sexta-feira (24), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que cancelou compromissos que estavam previstos na agenda e iniciou isolamento social. No entanto, nos últimos dias, Leite esteve em pelo menos três municípios e chegou a viajar para São Paulo. Conforme médicos, o período de incubação do vírus pode variar de dois a 14 dias.
O levantamento foi realizado a partir de uma análise de compromissos do chefe do Executivo gaúcho divulgadas no site do governo.
Ainda nesta sexta, pouco antes do anúncio, Leite havia visitado o Hospital de Charqueadas, na região Carbonífera, onde inaugurou 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para tratar pacientes com covid-19. Na visita, estavam também os secretários da Saúde, Arita Bergmann, e da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli.
Nesta semana, o governador gaúcho também se reuniu com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello. Na última terça (21), Pazuello esteve no Palácio Piratini e, depois de breve conversa no gabinete do governador, participou de uma reunião técnica, com duração de quatro horas.
Na ocasião, também estiveram o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, a secretária Arita, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, além de deputados federais e equipe técnica dos governos do Estado e da Capital.
Após o almoço com Leite, o ministro interino participou também de uma entrevista concedida ao lado do governador.
A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde disse que foi informada do teste positivo do governador gaúcho. "Ninguém da comitiva está com sintomas e todos farão testes para detectar a covid-19", complementou.
Na manhã de quarta-feira (22), Leite visitou a nova ala do Hospital Berço Farroupilha, em Guaíba, acompanhado, novamente, do vice-governador e da secretária da Saúde. O governador do Estado foi recebido pelo prefeito da cidade, José Sperotto.
Ainda na quarta, Leite participou da inauguração de 10 novos leitos de UTI exclusivos para covid-19 no Hospital da Brigada Militar, na zona sul de Porto Alegre.
Na última segunda-feira (20), o governador viajou para São Paulo, onde foi entrevistado por jornalistas no programa Roda Viva, da TV Cultura.
Há também outros diversos compromissos do chefe do Executivo que foram realizados de forma virtual, por meio de videoconferências, como o da última sexta (17), quando Leite sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021.
No dia 10, Leite sobrevoou a região do Vale do Taquari, atingida pela cheia do Rio Taquari. Ele estava acompanhado do chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes. Na ocasião, em Lajeado, Leite foi recebido pelo prefeito Marcelo Caumo e por prefeitos da região do Vale do Taquari, que apresentaram a situação da região. Em seguida, o governador visitou o Parque do Imigrante, para onde as famílias estão sendo realocadas.
Teste por precaução
Por meio das redes sociais, nesta sexta, o governador disse que, mesmo assintomático, realizou um teste RT-PCR que detectou a doença. Apesar de não apresentar sintomas, a assessoria de imprensa do governo afirmou que Leite fez o teste por ter tido uma semana mais intensa de compromissos, por precaução e porque teria agendas externas na próxima semana. A assessoria não informou se as pessoas que tiveram contato com o governador serão notificadas pela pasta.
Há cerca de um mês, em 26 de junho, o governador já havia realizado teste, que teve resultado negativo. Segundo Leite, na ocasião, o exame foi feito em virtude de uma "leve dor de garganta" e do cansaço devido à "rotina intensa". Conforme a assessoria do governo, apenas esses dois exames foram feitos.