Em meio ao momento mais crítico até agora da pandemia no Rio Grande do Sul, 10 novos leitos de UTI foram inaugurados nesta quarta-feira (22) no Hospital da Brigada Militar para reforçar a luta contra a covid-19. A instituição, na zona sul de Porto Alegre, atende policiais militares e demais beneficiários do Instituto de Previdência do Estado (IPE).
Os 10 novos leitos se somam a outros 15 já existentes e serão usados exclusivamente por pacientes com coronavírus. Depois da pandemia, ficarão como legado para o hospital, que também possui 85 leitos de enfermaria para média e baixa complexidade.
Parte dos recursos para a nova ala foi repassado a partir de uma ideia nascida durante jantar entre ex-jogadores de futebol, como Dunga e Taffarel, e empresários do setor farmacêutico. Organizado pelo dono da Ultrafarma, Sidney Oliveira, o grupo arrecadou R$ 500 mil - valor que serviu para a reforma da estrutura, que antes era uma lavanderia.
Outros R$ 3 milhões, para a compra de equipamentos, partiram de investimento próprio do governo do Estado por meio do Fundo Especial de Segurança Pública. O recurso serviu para a compra de respiradores, camas hospitalares, monitores multiparamétricos e bombas de infusão.
O projeto arquitetônico da obra não teve custos para o Estado e foi feito pelo Comando Militar do Sul.
Diretor do Hospital da BM, o coronel Artur Zílio preferiu não informar o número de leitos de UTI ocupados na instituição, mas detalhou que "o movimento está bastante grande". Ele ainda disse que o reforço vem em boa hora em função do aumento dos casos da doença no Estado.
— Caso aumente a infecção, o comandante-geral pode, por lei, fechar os atendimentos do IPE para civis, mas não chegamos nesse ponto. Temos plena capacidade operacional para atendimento de todos os beneficiários nesse momento — resumiu o oficial.
A cerimônia foi fechada para a imprensa, mas contou com a participação de autoridades. O governador Eduardo Leite declarou que a obra já estava planejada, mas foi acelerada devido à covid-19 e à necessidade de ter estrutura capaz de atender a tropa da BM.