A prefeitura de São Leopoldo, no Vale do Sinos, decidiu fechar por pelo menos uma semana o prédio do Centro Administrativo, onde funciona a maior parte das secretarias. Nos últimos dias, 42 servidores tiveram diagnóstico positivo para covid-19.
No fim da última semana, três profissionais da Secretaria Municipal da Saúde haviam recebido a confirmação para a doença. Nesta segunda-feira (20), a prefeitura confirmou mais 39 servidores com o mesmo diagnóstico, sendo 33 com o vírus ativo. São trabalhadores das secretarias da Saúde e da Administração, localizadas no quarto andar do prédio.
No fim de semana, quando já havia sido constatado o surto, o prédio passou por sanitização. Agora, todos os profissionais passaram a trabalhar de casa para que sejam testados.
Segundo a prefeitura, os quase 2 mil servidores que seguem trabalhando de forma presencial na cidade serão testados – à medida em que forem recebendo o diagnóstico, poderão retornar, se for negativo. Os testes serão aplicados primeiramente nos quadros das secretarias da Saúde, Assistência Social e Segurança.
Por enquanto, a previsão é de que o Centro Administrativo reabra na próxima segunda-feira. No entanto, o fechamento por mais dias não está descartado. Conforme a prefeitura, as únicas secretarias que não funcionam no local são as de Segurança, Proteção Animal, Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e Obras.
Na semana passada, o secretário do Orçamento Participativo, Adriano Maicá, foi demitido após a repercussão de uma festa de aniversário de uma estagiária. Um vídeo obtido por GaúchaZH mostra o secretário e outra dez pessoas, todos sem máscara, participando da comemoração – a maioria estava próxima uns dos outros, dentro de uma sala de trabalho.
Conforme o Executivo, a festa de aniversário e os casos confirmados não estão relacionados.