O site oficial do Ministério da Saúde sobre o coronavírus foi reativado por volta das 17h deste sábado, após ter sido tirado do ar na noite de sexta-feira (5). O novo modelo do portal, que estava em manutenção, não exibe mais o número acumulado de casos e mortes por covid-19.
Também foi eliminada a aba que exibia informações sobre as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que, na falta de testes para detectar a covid-19, ajudam a entender o aumento de casos da doença.
Na página de internet, eram mostrados dados atualizados da pandemia no Brasil e gráficos que ilustravam a evolução da contaminação pelo novo coronavírus, além de dados consolidados por Estados.
De acordo com a plataforma do Ministério da Saúde, há 30.830 casos novos confirmados de coronavírus e 1.005 óbitos. Além disso, o país registra 11.977 pessoas recuperadas da covid-19.
A orientação para retirar o site do ar foi dada pelo próprio ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, após uma reunião com assessores de áreas estratégicas da pasta. Um desses assessores chegou a afirmar que, caso não fosse possível retirar os dados acumulados de mortes e infectados da plataforma, o site não deveria ficar disponível.
A determinação do ministro ocorreu dois dias após o Ministério da Saúde começar a atrasar a divulgação dos boletins com os dados diários do coronavírus no Brasil, que também sofreram alterações.
Com as sucessivas trocas de ministros da Saúde, a pasta abandonou algumas práticas de divulgação de informações referentes ao coronavírus, provocando reclamações de especialistas e da imprensa. Desde que o general Pazuello assumiu o lugar de Nelson Teich, a divulgação diária de novos casos começou a ser feita às 19h e não mais às 17h. Desde a última quarta-feira (3), a liberação desses dados só está sendo feita depois das 22h.