Antigo Centro de Convenções do Hotel Plaza São Rafael, no centro de Porto Alegre, o amplo salão situado no número 509 da Avenida Alberto Bins tornou-se, agora, uma clínica de saúde. A nova unidade do CCG (Centro Clínico Gaúcho) Saúde, apresentada a convidados nesta quinta-feira (18), irá abrir para atendimentos na próxima segunda-feira (22).
O local, de mais de 4 mil metros quadrados, foi alugado pelo CCG em um contrato de 10 anos assinado com a Igreja São José, proprietária do imóvel. Com investimento de R$ 10 milhões, a unidade conta com 70 consultórios e capacidade para mil atendimentos diários, seguindo o modelo resolutivo de saúde buscado pelo grupo. Trata-se de um conceito que busca oferecer soluções completas aos pacientes, desde consultas até exames, em um mesmo local.
Há, na unidade, clínicas especializadas focadas na saúde preventiva de seus beneficiários. Entre elas, centros de cuidado da criança, da mulher e da saúde mental, além de segmentos de diagnóstico de imagem, traumatologia e exames laboratoriais. O espaço também possui consultórios e leitos para atendimentos de urgência e emergência, que irão funcionar 24 horas por dia.
O CCG Saúde, fundado em 1991, tem, hoje, 181 mil beneficiários e opera em 12 cidades do Estado – 90% dos seus clientes estão na Região Metropolitana. O investimento milionário, em meio à pandemia e à grave crise financeira, está na esteira de ampliação da operadora de planos de saúde. No ano passado, o CCG recebeu aporte de R$ 180 milhões do fundo de investimentos Kinea, ligado ao Grupo Itaú, e, desde então, dono de 49% do negócio.
– É simbólico. Não desaceleramos o crescimento da empresa. Pelo contrário, porque sabemos que esse momento irá passar – disse o diretor executivo do CCG Saúde, Mauro Medeiros.
Inicialmente, a nova clínica seria inaugurada em abril, mês de aniversário de 29 anos da CCG Saúde. Porém, por conta da pandemia e da consequente paralisação das obras, teve de ser adiada para junho. Dos antigos itens do tradicional centro de eventos, foram preservadas colunas de mármore, espelhos e luminárias.
A CCG Saúde tem 20 unidades próprias. Em julho, irá inaugurar sua primeira clínica fora do Rio Grande do Sul, em Florianópolis (SC). Nos planos da operadora, ainda está a abertura de um hospital em Porto Alegre – proposta mantida, por enquanto, em sigilo pela empresa.