Na tarde desta sexta-feira (22), os municípios de São Leopoldo, no Vale do Sinos, e Tenente Portela, no Norte, apareceram com 110% de taxa de ocupação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para adultos em painel da Secretaria Estadual da Saúde (SES). As prefeituras contestam a informação e sustentam que há equívocos nos dados.
No caso de São Leopoldo, o Hospital Centenário aparece no gráfico da SES com 10 leitos de UTI Adulto e 11 internações, sendo apenas uma delas de caso confirmado de covid-19. O prefeito Ary Vanazzi afirma que o órgão não contabiliza todas as vagas exisitentes.
— Temos leitos ainda não habilitados que a secretaria não conta, mas que nós mesmos mantemos e que estão funcionando. São 28 leitos de UTI, sendo oito para crianças, 10 para adultos em geral e 10 para covid —diz o gestor municipal.
Em Tenente Portela, conforme a secretaria, também aparecem 10 vagas e 11 ocupações. Lá, não há nenhum paciente com diagnóstico positivo. GaúchaZH entrou em contato com o prefeito Clairton Carboni. Por telefone, Carboni também afirmou que há mais leitos e afirmou acreditar que há engano nos dados.
Conforme a administração do Hospital Santo Antônio, há cinco leitos UTI para covid recém-habilitados pelo Ministério da Saúde, que contam com dois pacientes com suspeita da doença. Além disso, há outros 10 leitos de UTI para adultos em geral, sendo oito habilitados pelo SUS, com nove pacientes internados.