A quarta-feira (20) foi de correria e trabalho duro nas academias de ginástica de Porto Alegre — mas ainda sem os alunos. Na maioria dos estabelecimentos, quem circulava entre os aparelhos eram os proprietários e professores, adequando os espaços para voltarem a receber mais de um aluno por vez, conforme novas regras trazidas pelo decreto da prefeitura da Capital editado na terça-feira (19).
Conforme Felipe Linck, supervisor da rede Usina do Corpo, com 16 unidades no Estado, os estabelecimentos em Porto Alegre estão sendo preparados para reabrirem na próxima segunda-feira (25).
Até lá, as equipes trabalham para marcar sinalização no ambiente, distanciar os aparelhos e espalhar mensagens com as novas regras pelos estabelecimentos.
— Como já estamos com operações rodando em outras cidades no Estado, temos procurado trazer a Porto Alegre o que está dando certo — explica Felipe.
— Em nossas unidades, o uso de máscara é obrigatório, assim como da toalha individual durante o treinamento. Temos álcool espalhado por toda a academia e medimos a febre dos alunos ao entrarem nas unidades — complementa.
Uma das maiores redes de academia do município, a Moinhos ainda não havia aberto nenhuma de suas nove unidades na cidade na quarta-feira (20). O dia foi de avaliação dos espaços, que devem ter aparelhos interditados para manter o distanciamento de dois metros entre os frequentadores.
— Vamos treinar a equipe e até ir além do decreto, para os alunos se sentirem seguros. Esse é nosso principal objetivo agora, para o aluno poder treinar tranquilo, trabalhando o físico e relaxando a mente — detalha o proprietário da Rede Moinhos, Henrique Petersen.
O isolamento de parte dos equipamentos foi a saída utilizada nas duas sedes do grupo localizadas na Região Metropolitana que já foram reabertas, em Guaíba e Canoas.
— Lá a regra é uma esteira sim, uma não. Os aparelhos de musculação repetidos foram interditados e manejados para termos o distanciamento — complementa Petersen.
A reportagem encontrou correntes nas portas de academias nas avenidas Getúlio Vargas e José de Alencar, na Cristóvão Colombo e na Rua Silva Só.
Para poderem operar em Porto Alegre, as academias terão de resguardar um espaço de 16 metros quadrados para cada aluno, e poderão atender apenas 50% da capacidade estabelecida no alvará ou no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). Além disso, devem seguir as regras gerais do comércio e dos serviços na Capital para poderem operar em meio à pandemia do coronavírus, como oferecer álcool gel aos frequentadores e disponibilizar máscaras de proteção aos funcionários para deslocamento.
Tire suas dúvidas sobre a reabertura das academias
Quais as condições para a reabertura das academias com mais de um aluno?
Academias e espaços privados para atividades físicas, inclusive nos clubes sociais, terão oferecer atendimento de forma individualizada, sempre limitado a um aluno a cada 16 metros quadrados, podendo ser acompanhado por um profissional. Além disso, o número de frequentadores não pode ultrapassar 50% do previsto no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).
Por que algumas academias e estúdios de ginástica já vinham funcionando?
O decreto anterior da prefeitura permitia que todas academias reabrissem, desde que atendessem a um aluno por vez. Para as grandes, a reabertura não valia a pena em razão dos altos custos. No entanto, algumas academias de bairro e estúdios de pilates, recondicionamento e funcional, por exemplo, já vinham trabalhando individualmente.
Esportes com contato físico voltam a ser autorizados?
Não. Ficam permitidos apenas os esportes individuais, sem contato físico e com distanciamento mínimo de dois metros entre os praticantes.
Se houver área de convivência ou salas de espera na academia, como funcionarão?
Os estabelecimentos que possuam sala de espera para atendimento deverão assegurar o distanciamento mínimo de dois metros entre os presentes e disponibilizar álcool em gel 70% a todos.
As academias também terão de obedecer às regras gerais de higiene do comércio e dos serviços que já vinham funcionando?
Sim. As academias também terão de oferecer álcool gel aos frequentadores, garantir o abastecimento de sabão e toalha descartável nos banheiros e disponibilizar máscaras de proteção aos funcionários para deslocamento.
As academias reabrirão imediatamente?
Conforme apuração da reportagem, muitas academias aguardarão a próxima semana para reabrir, período em que farão as adaptações para se adequar aos requisitos da prefeitura. O ideal é que os alunos entrem em contato com a administração para saber a data da reabertura e se será necessário agendar o horário de treinamento.
Se eu verificar alguma irregularidade, como posso denunciar?
A prefeitura orienta a ligar para o telefone 156, para que as equipes de fiscalização possam proceder.