Está próxima da conclusão a primeira etapa da pesquisa inédita para identificar a prevalência do coronavírus na população gaúcha. Nesta segunda-feira (25), os pesquisadores devem encerrar o quarto ciclo de aplicação dos testes rápidos para detectar quem tem anticorpos para a covid-19. O estudo atinge nove cidades e teve como meta envolver 18 mil participantes.
Os resultados tem ajudado o governo do Estado a definir medidas de distanciamento social. No ciclo anterior, o estudo estimou que o Rio Grande do Sul tem 24 mil pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus, uma prevalência considerada baixa pelos pesquisadores. A pesquisa, que está sendo feita desde abril, foi uma iniciativa do governo do Estado e é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Os novos resultados devem ser apresentados até a quarta-feira (27) pelo governador Eduardo Leite e pelos pesquisadores.
— Quando tive a ideia de realizar essa pesquisa, confesso que era difícil dimensionar até onde ela poderia chegar. Hoje, com a quarta fase próxima da conclusão, é impossível não se emocionar ao agradecer ao governo do Estado, por acreditar no projeto, às universidades parceiras e seus servidores e estudantes, aos financiadores e ao Instituto de Pesquisa e Opinião, responsável pela coleta de dados — comemorou o epidemiologista e coordenador do trabalho, Pedro Curi Hallal.
O estudo gaúcho custou R$ 1,5 milhão e foi financiado por Unimed Porto Alegre, Instituto Cultural Floreste a Instituto Serrapilheira. Mais duas fases foram anunciadas pelo governador para ocorrerem a partir de junho, mas as datas ainda não foram definidas.
Os dados estão sendo coletados em Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul. Neste domingo (24), alunas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da Unisinos realizaram a coleta na Lomba do Pinheiro, na Capital. Também já está em andamento a etapa nacional do estudo, que é realizado em 133 cidades e deve envolver 99,7 mil pessoas.