A prefeitura de Terra de Areia, no Litoral Norte, identificou até a noite deste sábado (18) ao menos 53 pessoas que estiveram no velório com caixão aberto de um homem que teve teste positivo para o coronavírus. Elas foram orientadas a permanecer em suas casas.
Segundo o secretário de Saúde e vice-prefeito do município, Osvaldo de Mattos Sobrinho, as pessoas que estiveram no velório têm residência em Capão da Canoa, Itati e Arroio do Sal. Nenhuma apresentou sintoma de covid-19 até o momento.
— A orientação para essas pessoas que participaram do velório é que permaneçam em casa, que entrem em contato com a Secretaria da Saúde e fiquem em isolamento — diz Mattos.
A Secretaria de Saúde de Terra de Areia está disponibilizando um número para quem esteve na cerimônia contatar o órgão. O telefone é o (51) 98258-1682.
A prefeitura de Terra de Areia afirma que foi comunicada a respeito do caso somente após a confirmação do teste positivo para coronavírus da vítima, que foi enterrada na quinta-feira (16). O Executivo municipal ressalta que foi comunicado somente depois do enterro de que a vítima havia sido contaminada pelo coronavírus. Segundo Mattos, a família e a funerária alegam que não tinham conhecimento da doença:
— Quando a gente soube, já tinha feito o velório, já tinham até enterrado. A gente não soube de nada. Já pedi ao hospital de Torres que fornecesse um ofício para que eles digam como saiu o corpo de lá, como isso foi acontecer, se eles tinham algum dado.
A vítima enterrada na última quinta-feira era um homem de 52 anos, com histórico de infarto agudo do miocárdio. Ele era morador de Arroio do Sal e estava internado em Torres.