O Distrito Federal vai começar nesta terça-feira (21) uma testagem em massa para detectar casos da covid-19. As ações serão feitas no sistema de drive thru, com os testes realizados dentro dos próprios veículos dos interessados.
A Secretaria da Saúde do Distrito Federal informou que 100 mil testes serão realizados nessa primeira etapa. Será dada preferência para pessoas que estejam com sintomas de gripes, incluindo febre, há pelo menos uma semana. Todos os interessados serão cadastrados na entrada do drive thru e terão suas temperaturas verificadas pelo Corpo de Bombeiros, através de câmeras térmicas. Aqueles que não apresentarem sintomas, não poderão realizar o teste.
A secretaria também informou que vai realizar dois tipos de teste – de acordo com avaliação no local. As pessoas que realizarem o teste sanguíneo terão o resultado informado após 30 minutos. Os resultados do teste chamado swab, com coleta do material a ser analisado da garganta e nariz do paciente, sairão em até 48 horas.
Inicialmente, os exames vão acontecer no Plano Piloto e em Águas Claras. Serão seis postos montados para a ação: na Unieuro e na Uniplan, ambas em Águas Claras; na residência do governador, no estádio Mané Garrincha e em estacionamentos do Parque da Cidade, em Brasília. O atendimento será das 8h às 17h.
Na semana passada, Florianópolis também começou a testar a população em massa, incluindo passageiros que desembarcam no aeroporto. Os moradores com sintomas estão sendo contatados pela prefeitura e encaminhados a centros de saúde.